Texto especial escrito por João Bosco Soares, autor do livro “A Era das Sombras”

O cinema é uma paixão mundial. Todo mundo gosta, tem seus filmes favoritos, atores como ídolos… Mas, pode ter certeza, ninguém ama de verdade essa arte como cinéfilos. E, isso, você irá descobrir da melhor, ou da pior, maneira possível ao se relacionar com um. No meu caso, é com a jornalista Camila Henriques, integrante da equipe do Cine Set. Para retratar três anos de experiência, fiz uma lista de como é namorar um cinéfilo:

1 – Fingir ser fã de algum cineasta é um passo importante para se aproximar. No nosso caso, o franco-polaco Roman Polanski. Tinha visto “Deus da Carnificina” (2011) poucos dias antes, por causa do Christoph Waltz, e não conhecia quase nada – além disso. Funcionou! Resultado: no nosso primeiro Dia dos Namorados ganhei a biografia do diretor de presente… Ainda vou ler!

6.gif

2 – Você vai descobrir que seus filmes queridos são ruins e ela vai tentar lhe convencer disso. Os amigos dela também. Sabe “Waterworld – O segredo das Águas” (1995), com o Kevin Costner, que viu a infância inteira na Sessão da Tarde? Melhor guardar para você!

407111.gif

3 – Terá que aguentá-la morrer de amores por filmes muitos chatos que você terá que assistir. Como “Ida” (2013), “Chatô, o Rei do Brasil” (2015) e “Boyhood: da infância à juventude” (2014). Esses filmes são bons e é você que não sabe!

anigif_enhanced-buzz-21251-1396635777-5.gif

4 – Você gosta de ir ao cinema, certo? Então se prepare para ir toda semana para e assistir a qualquer tipo de filme. Prepare a carteira, no caso!

bridesmaids-movie-quotes-71_large.gif

5 – Não existe filme longo demais. Ela irá lhe convidar para ver um filme francês de três horas, na sessão única das 23 horas. Você conseguirá escapar, não ir, para depois descobrir que era “Azul é a cor mais quente” (2013) e se arrependerá muito.

adele.gif

6 – Sabe aquele tipo de pessoa que faz “psiu” no cinema e fica irritada com gente conversando no meio do filme? Pois é, esse é o cinéfilo… Aceite!

cersei.gif

7 – Você vai se sentir um peixe fora d´água toda vez que ela encontrar os amigos cinéfilos e um deles irá rir de você quando usar a referência “ele fez Batman” para o Michael Caine. Mas ele fez Batman…

gaga.gif

8 – Todo mundo sabe o que é o Oscar. Mas SAG, Globo de Ouro, Emmy… Tudo isso você terá que assistir, desde o tapete vermelho. E aceitar ela morrer de amores por Michael Fassbender, com todas as variações de seus apelidos, e Oscar Isaac.

tumblr_o0y704kYUo1rwn2l0o3_500.gif

9 – Não, ela não irá com você ver “Star Wars: O Despertar da Força” (2015) pela quarta vez. Já viram três, há outros filmes chatos em cartaz que ela quer assistir.

tumblr_npn1dvr6Fj1s9nttjo2_400.gif

10 – No final das contas, você também se torna um pouco cinéfilo e aprende a amar, junto, essa arte tão diversa e repleta de lindas histórias para contar… Até as chatas!

graduate.gif

Facebook Comments