Clássicos

No meio da discussão acalorada sobre a falta de diversidade no Oscar com a ausência de atores negros na lista de indicados pelo segundo ano consecutivo, “No Calor da Noite” relembra a primeira vez em que a Academia consagrou um filme com a temática sobre racismo nos EUA.  Isso um ano antes da morte de Martin Luther King. Tempos diferentes. Sem tantas opções de filmes clássicos, o Now traz o último grande faroeste do cinema americano e um dos auges da carreira de Clint Eastwood“Os Imperdoáveis” quebra vários dogmas do gênero com atuações espetaculares de Morgan Freeman e Gene Hackman.

Netflix – No Calor da Noite
Now – Os Imperdoáveis


Cults

Se você não conhece este belo terror psicológico estrelado pelo ótimo Michael Shannon, aproveite a folia carnavalesca. “O Abrigo” traz uma trama que conquista o público aos poucos para jogá-lo em uma espiral de paranoia e medo. Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim em 2015“Táxi Teerã” é mais uma obra desafiadora de Jafar Panahi que, mesmo com a perseguição do governo iraniano, segue produzindo obras ousadas e mostrando um artista incapaz de ceder à opressão.

Netflix – O Abrigo
Now – Táxi, Teerã
 


Recentes

Favorito ao Oscar de Melhor Documentário, “Amy” é uma viagem brilhante e trágica sobre um dos maiores nomes da música pop nos anos 2000. Responsável pelo excelente “Senna”Asif Kapadia consegue trazer com sensibilidade e visão crítica os fatos que levaram à morte da cantora inglesa. Seguindo no campo musical, “The Beach Boys – Uma História de Sucesso” traz a degradação mentar de Brian Wilson, líder da banda californiana. A obra conta com atuações elogiadas de Paul Dano e Elizabeth Banks e merece ser descoberta pelo público após ser ignorado pelos cinemas brasileiros.

 Netflix – Amy
Now – The Beach Boys – Uma História de Sucesso
 


Cinema Nacional

Antes do aclamado “Boi Neon”, o pernambucano Gabriel Mascaro resolveu discutir o tema das empregadas domésticas no Brasil com uma ideia peculiar: dar câmeras para sete adolescentes registrarem o cotidiano dessas profissionais nas próprias casas. O resultado, se não chega ao primor de “Que Horas Ela Volta?” no debate sobre tema, não deixa de ser interessante. Estreia da ex-VJ da MTV, Marina Person, como diretora de cinema, “Califórnia” ganha segunda chance para ser descoberto e mostrar esse bom momento que as produções voltadas para adolescentes estão tendo no Brasil.

Netflix – Doméstica
Now – Califórnia
 


Vale a Pena Ver de Novo

Dois filmes para dividirem opiniões. “Moulin Rouge” reviveu o musical nos anos 2000. Pode ser brega, cafona, kitsch, mas, mesmo assim, segue sendo uma produção conduzida de maneira alucinada por Baz Luhrman com ótima atuação de Nicole Kidman, direção de arte e figurinos impecáveis, além, claro, de musicais deliciosos com versões e medleys de grandes nomes da música pop como David Bowie, Madonna e Elton John. Já “O Dia Depois de Amanhã” está na cota do besteirol divertido. Porque não dá para ser sério o tempo todo 😉

 Netflix – Moulin Rouge
Now – O Dia Depois de Amanhã