A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada entre os dias 16 a 29 de outubro com a exibição de 331 filmes e mais quatro mostras de curtas-metragens. Serão 35 salas de 29 espaços de exibição com o melhor da produção feita por realizadores ao redor do mundo inteiro. Laurent Cantet, Mania Akbari, Guillermo Arriaga, Marianne Slot, Marin Karmitz, Walter Salles, Jia Zhangke, Jean-Michel Frodon, Luis Miñarro, Mariana Rondon, Geraldine Chaplin, Luís Urbano e Fernando Castets estão entre os convidados confirmados.

O Cine Set estará presente no evento e traz uma lista com 10 filmes imperdíveis da edição 2014:

timthumb.php1 – Winter Sleep

Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2014, produção da Turquia traz mais um acerto da carreira do diretor Nuri Bilge Ceylan (“Era uma Vez na Anatólia”). Filme traz a história de Aydin, ator aposentado, que possui um pequeno hotel no centro da Anatólia junto de sua jovem esposa Nihal, de quem é distante emocionalmente, e de sua irmã Necla, que ainda sofre por seu divórcio recente. No inverno, a neve cobre o estepe enquanto ressentimentos são reacesos. “Winter Sleep” surge como um dos principais candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

foxcatcher-steve-carell-channing-tatum2 – Foxcatcher

Bennett Miller venceu o prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes pelo filme. Protagonizado por um Steve Carrell irreconhecível, longa mostra a polêmica história do campeão olímpico de luta-livre Mark Schultz e de como o paranóico-esquizofrênico John duPont assassinou seu irmão, o também campeão olímpico Dave Schultz. Produção receberá muitas indicações ao Oscar.

leviathan3 – Leviatã

O diretor Andrey Zvyagintsev se arriscou ao fazer um filme com várias críticas ao presidente russo Vladimir Putin. Resultado foi a conquista do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes. Longa aborda vários personagens dentro de um ambiente de insegurança humana em um “novo país”, que se desenvolve gradualmente para uma escala mitológica, tratando da condição humana como um todo. Livremente baseado no Livro de Jó.

deuxjoursbalie4 – Dois Dias, Uma Noite

Diretores de sucesso como “O Garoto da Bicicleta” e “O Silêncio de Lorna”, os irmãos Dardenne retornam aos cinemas ao lado de Marion Cottilard em uma produção bastante elogiada no Festival de Cannes. Filme traz a história de Sandra, uma mulher que, com a ajuda do seu marido, procura convencer os seus colegas de trabalho a desistirem dos bônus que irão receber, para que possa manter o seu emprego.

Wild-2014-Movie5 – Wild

Após o sucesso de “Clube de Compras Dallas”, Jean-Marc Vallée promete emocionar o público com “Wild”. Cotada para o Oscar de Melhor Atriz, Reese Whiterspoon interpreta uma mulher durante uma caminhada solo de 1.100 milhas, sacrifício feito como forma de se recuperar de uma recente catástrofe. Filme ainda conta com Laura Dern.

En_duva_satt_PM6 – Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência

Mesmo longe de ser unanimidade, esta produção sueca faturou o Leão de Ouro do Festival de Veneza. Longa dirigido por Roy Andersson é uma comédia surrealista sobre o lado grotesco do comportamento humano em 39 pequenas histórias, flagrando seus personagens em situações absurdas e embaraçosas.

imagem-do-filme-obra-de-gregorio-graziosi-1408624957345_615x3007 – Obra

Estrelado por Irandhir Santos, “Obra” foi o único filme brasileiro indicado ao Festival de Toronto 2014. Filmado todo em preto e branco pelo diretor estreante Gregorio Graziosi, longa se passa em São Paulo e traz como protagonista um um jovem arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto que testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.

image542b42607f6b51.338455568 – Relatos Selvagens

Com o popular Ricardo Darín de protagonista, “Relatos Selvagens” arrancou elogios da imprensa especializada no Festival de Cannes. Filme escolhido para representar a Argentina no Oscar 2014 aborda em seis histórias questões sobre vingança e a perda de controle, em situações que vão da civilização à mais pura selvageria.


9 – Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang

Walter Salles fará a estreia mundial do documentário sobre o cineasta chinês Jia Zhangke na Mostra de SP. Projeto nascido em 2007 a partir da parceria do diretor brasileiro com Leon Cakoff e Renata de Almeida (diretores do evento paulista), filme faz parte da série “Cineastes de notre temps”, idealizada por André Labarthe, ex-diretor da “Cahiers du Cinéma”.

Cinemascope-ninfomaniaca-volume-2-810 – Ninfomaníaca – Versão Sem Cortes

A ideia do diretor Lars Von Trier era exibir nos cinemas mundiais “Ninfomaníaca” com cinco horas de duração e muitas cenas de sexo. A versão exibida nas salas de exibição, entretanto, foi dividida em dois capítulos e com o abrandamento das situações mais explícitas. O público agora poderá ver a versão na íntegra da forma planejada pelo cineasta dinamarquês.