Varilux, “Ela”, “Nebraska”, “Vidas ao Vento” e, por enquanto, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. A lista de filmes e festivais sem previsão de chegar a Manaus somente cresce. Mesmo com iniciativas populares nas redes sociais, as redes de cinema pouco fazem para trazer a Manaus obras do circuito alternativo.

Cinépolis, Cinemark e Playarte seguem lançando filmes semelhantes a cada semana. Grande parte do público também pouco se mostra disposta em cobrar uma mudança nesse sistema, deixando o cenário cultural ainda mais pobre. Enquanto isso, os botecos, bistrôs (nova moda da cidade) seguem lotados.

Essa lista serve para mostrar como Manaus vai perder bons filmes para ficar com os “Inatividades Paranormais 2” e todos os longas baseados em HQ’s.

E daí, né?

Filme: O Homem Mais Procurado do Mundo

Direção: Anton Corbijn

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Willem Dafoe, Rachel McAdams, Daniel Brühl, Robin Wright

Sinopse: Muçulmano checheno imigra clandestinamente para Hamburgo logo após os atentados de 11 de setembro. Na cidade, ele acaba gerando reações negativas e atrai atenção de agências internacionais de espionagem.

Chance de Chegar a Manaus: 40%

Por que não vai chegar? – Mesmo com toda a comoção causada pela morte repentina de Hoffman, o suspense não possui uma característica daquelas histórias de Supercine, ou seja, tudo explicado nos mínimos detalhes. Fora isso, o estilo de poucos diálogos, edição cadenciada e cenas mais longas que a média hollywoodiana impresso por Corbijn (vide o último trabalho dele, “Um Homem Misterioso” com George Clooney), deve causar calafrios em empresários das redes de cinema.

Lançamento Previsto: 24 de julho (mesma data de “Planeta dos Macacos: O Confronto”)

Filme: Praia do Futuro

Direção: Karim Aïnouz

Elenco: Wagner Moura, Clemens Schic, Sabine Timoteo

Sinopse: Donato, um salva-vidas de uma praia no Ceará, resgata um homem de olhos azuis, de nome Konrad. A partir desse dia, Donato começa a desaparecer, enquanto seu irmão Airton tenta encontrá-lo.

Chance de Chegar a Manaus: 50%

Por que não vai chegar? – Karim Aïnouz não faz o tipo de cinema nacional que os empresários donos de salas de exibição e uma boa parte do público gostam. Primeiro: não é comédia. Segundo: tem que pensar. Filme é sinônimo de diversão. Exigir esse pensamento do diretor de obras densas como “Madame Satã” e “O Céu de Suely” não rola. Os 50% acima correspondem a presença de Wagner Moura, o qual pode criar um certo interesse das pessoas pelo longa. Se falar que ele fica pelado, dobra a vontade de muita gente. Quem sabe?

Lançamento Previsto: 15 de Maio

Filme: Miss Violence

Direção: Alexandro Avranas

Elenco: Kostas Antalopoulos, Chloe Bolota, Martha Bouziouri, Constantinos Athanasiades

Sinopse: Menina se joga de varanda no dia de seu aniversario de 11 anos. A polícia trata caso como suicídio, mas a família da menina insiste que o episódio não foi um acidente.

Chance de Chegar a Manaus: 1%

Por que não vai chegar? – Cara, é um filme da Grécia. Desde quando o povo de Manaus vai entender um filme da Grécia? Fala sério! Coloca o “Muppets 2”! (pensamento do empresário).

Lançamento Nacional: 29 de Maio (junto com “Malévola” e “No Limite do Amanhã”)

Filme: Oldboy

Direção: Spike Lee

Elenco: Josh Brolin, Samuel L. Jackson, Elizabeth Olsen

Sinopse: Homem comum tenta descobrir porque ficou aprisionado durante 15 anos em uma sala sem nenhuma explicação.

Chance de Chegar em Manaus: 20%

Por que não vai chegar? – remake do sucesso coreano, a versão de Spike Lee para “Oldboy” deve manter a violência do original, o que deve aumentar a classificação indicativa da obra. Isso significa menos gente para assistir filme, o que leva a menos dinheiro no caixa. Fora isso, o último longa do diretor nova-iorquino exibido nos cinemas de Manaus foi o suspense “O Plano Perfeito” no longínquo 2006.

Lançamento Nacional: 5 de Junho (junto com “A Culpa é das Estrelas”)

Filme: O Lobo Atrás da Porta

Direção: Fernando Coimbra

Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento

Sinopse: Após o misterioso sequestro de uma criança, é formado um triângulo amoroso. O drama acompanha a jornada dessas três pessoas, explorando seus desejos, mentiras e crueldades.

Chance de Chegar em Manaus: 60%

Por que não vai chegar? – o maior desafio de “O Lobo Atrás da Porta” será conseguir arranjar espaço no meio de dois concorrentes de peso: “Malévola” com Angelina Jolie e “No Limite do Amanhã” estrelado por Tom Cruise. Não se pode esquecer também a preferência do público e exibidores por comédias ou fitas de ação nacionais; um suspense pode causar estranhamento. Porém, a excelência da trama de Fernando Coimbra pode ser a grande força para superar esses desafios.

Lançamento Nacional: 29 de Maio (junto com “Malévola” e “No Limite do Amanhã”)

Filme: Jersey Boys

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Christopher Walken, Vincent Piaza, Freya Tingley

Sinopse: Cinebiografia musical do grupo Four Seasons, sucesso da década de 1960, com destaque para a história de Frankie Valli, o líder da banda.

Chance de Chegar a Manaus – 50%

Por que não vai chegar? – o novo filme de Clint Eastwood será lançado somente no meio da Copa do Mundo. Quem terá cabeça no meio do caos que será o país nesta época para ir aos cinemas? Essa dúvida pode ser, ao mesmo tempo, a dificuldade e a solução para a chegada ou não de “Jersey Boys” a Manaus. Para quem pensa positivo (até demais), pode ser que os exibidores decidam lançar a obra para atrair os cinéfilos que serão os únicos a estar em interessados em filmes; por outro lado, a aposta em fazer um festival de filmes dublados e populares a preços promocionais é a possibilidade mais realista.

Lançamento Nacional: 26 de Junho (junto “O Físico” e “Amazônia”)

Filme: A Pele de Vênus

Direção: Roman Polanski

Elenco: Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric

Sinopse: Vanda é uma atriz que luta para convencer o diretor Thomas de que ela é a pessoa certa para interpretar a protagonista de sua mais nova peça, inspirada em obra de Sacher Masoch.

Chance de Chegar a Manaus: 15%

Por que não vai chegar? – se “Deus da Carnificina” com Kate Winslet e Jodie Foster não estreou em Manaus, imagina um filme sem estrelas mundiais e falado em francês. Tenta outra Polanski!

Lançamento Nacional: 17 de Julho (junto com “Transformers 4” e “Juntos e Misturados”, nova obra-prima de Adam Sandler)

Filme: O Passado

Direção: Asghar Farhadi

Elenco: Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mosaffa

Sinopse: Iraniano abandona a esposa e os dois filhos, em Paris, para retornar a sua terra natal. Quatro anos depois ele retorna e encontra uma realidade totalmente diferente da que deixou.

Chance de Chegar em Manaus: 10%

Por que não vai chegar? – a única chance do novo filme do diretor de “A Separação” chegar em Manaus era no Festival Varilux de Cinema Francês. Como ficamos sem o evento, esqueça.

Lançamento Nacional: 8 de Maio (junto com “A Grande Vitória” e “Jogada de Rei”.

Filme: Teorema Zero

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Christoph Waltz, Matt Damon, Tilda Swinton, Mélanie Thierry

Sinopse: Hacker tem como meta descobrir a razão da existência humana, mas é interrompido por diversas distrações durante o processo.

Chance de Chegar em Manaus: 10%

Por que não vai chegar? – ex-integrante do grupo Monty Python, Gilliam não é um cineasta de filmes comuns. Suas obras costumam ser um espetáculo visual dentro de mundos fantasiosos ou distópicos. Uma espécie de Tim Burton conceitual. Todas essas qualidades estão longe de tornar esses longas populares. Dentro desse contexto, a chegada de “Teorema Zero” fica muito difícil.

Lançamento Nacional: 15 de Maio (junto com “Godzilla” e “Os Muppets 2”)

https://www.youtube.com/watch?v=cnhVBGe4kac

Filme: O Grande Hotel Budapeste

Direção: Wes Anderson

Elenco: Edward Norton, Jude Law, Saoirse Ronan, Owen Wilson, Bill Murray, Ralph Fiennes

Sinopse: Gustave H, lendário porteiro de um famoso hotel europeu no período entre as grandes guerras e seu grande amigo Zero Moustafa se envolvem no roubo e na recuperação de um valioso quadro renascentista.

Chance de Chegar a Manaus: 25%

Por que não vai chegar? – “Três é Demais”, “Os Excêntricos Tenenbaums”, “O Fantástico Sr. Raposo”, “Moonrise Kingdom”… Se nenhum dos filmes da carreira do talentoso Wes Anderson estrearam em Manaus, por que acreditar que agora será diferente? Lançamento Nacional: 15 de Maio

https://www.youtube.com/watch?v=1LjeBSsHi1A

Outros filmes improváveis de chegarem aos cinemas de Manaus:

Yves Saint-Laurent

Amante à Domicílio

Acorda Brasil

Eu, Mamãe e os Meninos

A Imigrante

E daí, né?

Facebook Comments