Woody Harrelson, George Clooney, Michelle Williams, Steve Carrell, Will Smith Jennifer Aniston… O que eles tem em comum? Além da provável conta bancária cheia, o quarteto faz parte de um seleto grupo que saiu da telinha da teve para seguir carreiras bem-sucedidas no cinema.

Nem sempre essa transição é tao fácil ou tem a ajuda de um Milos Forman, um Stevem Sodherberg ou de um Ang Lee, como foi o caso de alguns dos que citei acima. Aliás, não faz muito tempo que TV era sinônimo de atores iniciando a carreira ou veteranos em baixa. Hoje, muitos preferem a telinha e não é à toa – ou você acha que a Viola Davis conseguiria manter, no cinema, um trabalho tao polarizante quanto a Annalise Keating de “How to Get Away With Murder”? Claire Danes, Robin Wright, Winona Ryder, Timothy Hutton… Está todo mundo nas séries.

No entanto, hoje no Cine SET vamos lembrar dos atores ‘com cara de TV’ que tiveram suas aventuras na telona, pequenas, mas bem mais interessantes que as tentativas de Jennifer Aniston e Katherine Heighl de se distanciarem dos papeis que as tornaram famosas em seriados:


Felicity Huffman, em Transamérica

Em 2005, Huffman era uma das estrelas da série de TV mais badalada da América:  Desperate Housewives. Mas foi um filme pequeno sobre uma trans pré-cirurgia que fez um pequeno terremoto em sua carreira; menos de um ano após ganhar o Emmy de melhor atriz em comédia, ela foi indicada ao Oscar – e ganhou o Globo de Ouro – pelo desempenho como ‘Bree’ de ‘Transamérica’. Um trabalho sensível e pouco lembrado que, junto a ‘Desperate…’, mostra o quanto Huffman ainda pode render no cinema. Atualmente, ela está no ar na elogiada série  American Crime.


Lisa Kudrow, em O Oposto do Sexo

Em 1998, Helen Hunt ganhou o combo Oscar+Emmy pelos trabalhos em ‘Melhor é Impossível’ e ‘Mad About You’, respectivamente. Por um curto período de tempo, parecia que a eterna Phoebe Buffay iria repetir o feito no ano seguinte, quando surpreendeu a todos com a ácida Lucia de ‘O Oposto do Sexo’. A indicaçao ao Oscar não veio e Lisa teve que se contentar com prêmios da crítica de Chicago e Nova York. A atriz continuou com uma subestimada carreira no cinema, voltando a brilhar na TV com quase-clássico cult ‘The Comeback’.


Gillian Anderson, em A Essência da Paixão

Anderson pode dormir tranquila para o resto da vida, já que foi o corpo e a voz de uma das personagens mais icônicas dos anos 1990. No entanto, a atriz teve passagens interessantes pelo cinema e chamou a atenção do cineasta Terrence Davies, que a escalou para o belo ‘A Essência da Paixão’, baseado em uma obra de Edith Warton, mesma autora de ‘A Época da Inocência’. No filme, Anderson em nada lembra a agente Dana Scully. Assim como Lisa Kudrow, poderia facilmente ter sido indicada a um Oscar.

all-about-albert-james-gandolfini-julia-louis-dreyfusJulia Louis-Dreyfus e James Gandolfini, em À Procura do Amor

Ela é recordista de prêmios pelos trabalhos em ‘Seinfeld’, ‘The New Adventures Of Old Christine’ e agora ‘Veep’. Ele fez história – e também ganhou incontáveis troféus – como o mafioso Tony Soprano. Em 2013, a diretora e roteirista Nicole Holofcener teve a inspirada ideia de juntá-los no melancólico ‘A Procura do Amor’. Foi o grande papel de Louis-Dreyfus no cinema e um dos últimos trabalhos de Gandolfini na telona – a carreira dele, aliás, teve ainda petardos como ‘Onde Vivem os Monstros’, ‘Romance e Cigarros’, ‘A Mexicana’, ‘O Homem Que Não Estava Lá’ e ‘O Homem da Máfia’.

Tudo Pode dar CertoLarry David, em Tudo Pode Dar Certo

Falando em Seinfeld, Larry David encerra essa lista com um filme pouco lembrado na filmografia de Woody Allen. O humor de Allen e o timing de David casaram muito bem nessa comédia bem problematizante. Os dois já haviam trabalhado juntos nos anos 1980, mas ‘Tudo Pode Dar Certo’ foi o primeiro protagonista de David em um filme de Allen – e, surpreendentemente, uma das poucas investidas do comediante na telona.