Ceia preparada, parentes na sala, tudo pronto para o Natal. Mas como bom cinéfilo, você prefere esperar a meia-noite vendo um filme, correto? Para não ficar nas sugestões óbvias como os divertidos “Esqueceram de Mim” (1990), “Simplesmente Amor” (2003) ou “A Felicidade Não Se Compra” (1946), que tal experimentar uma lista com cinco filmes e séries que se passam no Natal, mas que também não apelam aos clichês e temas das obras mais convencionais? Dá o play aí nessa lista:

"Fanny e Alexander" (1982), de Ingmar Bergman

5. “Fanny e Alexander” (1982), de Ingmar Bergman

Se você é do tipo que fica melancólico nessa época do ano, “Fanny e Alexander” combinará com o seu humor. A trama se passa no início do século XX e acompanha as crianças que dão título ao filme, cujo alegre Natal em família é marcado depois pela morte do pai e subsequente mudança para um ambiente ascético e rígido com mãe e novo padrasto. O drama é uma das obras mais bem conceituadas do diretor Ingmar Bergman, e a longa duração (há uma versão de 3 e outra de mais ou menos 5 horas) pode ser uma boa pedida para quem só vai jantar meia-noite.

Especial de Natal de "Sense8" (2016), de Lana Wachowski

4. Especial de Natal de “Sense8” (2016), de Lana Wachowski

As irmãs Wachowski prometeram um especial de Natal antes do lançamento da segunda temporada da série, e agora os fãs podem aproveitar o final de semana para conferir o resultado. Como era de se esperar, sexo, boa música e ação marcam o “presente”, que tem a duração de um longa (2 horas). Em relação ao fio de trama principal, a conexão mental que 8 pessoas espalhadas em diferentes cantos do mundo adquirem inesperadamente, não há grandes avanços ou questões da temporada passada sendo respondidas, com o episódio focando mais em detalhes e aprofundamento das relações entre eles, o que é, justamente, o seu charme.

"Feliz Natal" (2005), de Christian Carion
3. “Feliz Natal” (2005), de Christian Carion

O título pode prometer um filme genérico, mas a sinopse de “Feliz Natal” é bem mais promissora para nossa lista. O longa se passa em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, explorando a inusitada trégua que soldados franceses, alemães e escoceses promovem por conta da data. Com Diane Kruger e Daniel Brühl, trata-se também de um filme levemente baseado em acontecimentos reais, o que dá um charme a mais ao drama pacifista.

"De Olhos Bem Fechados" (1999), de Stanley Kubrick
2. “De Olhos Bem Fechados” (1999), de Stanley Kubrick

Se há algo que esquecemos facilmente sobre o último filme de Stanley Kubrick, é o fato de que ele se passa na época de Natal. Talvez o denso drama psicológico, a visível tensão no relacionamento do então casal de protagonistas Tom Cruise/Nicole Kidman ou as provocantes cenas estilizadas de orgias contribuam para isso. Mas além de ser um filme sobre desejo, “De Olhos Bem Fechados” dialoga também, curiosamente, com a noção de família e compromisso, o que o coloca como um item mais que bem-vindo para essa lista “diferentona”.

Especial de Natal de "Black Mirror" (2014), de Carl Tibbetts
1. Especial de Natal de “Black Mirror” (2014), de Carl Tibbetts

Ah, nada como passar a ceia atordoado! É exatamente esse o efeito do especial de Natal da série “Black Mirror”, também chamado de “White Christmas”. A trama desse episódio da série de ficção científica ultrarrealista foca em três linhas de história: em uma, vemos Matthew (Jon Hamm) como um conselheiro amoroso para pessoas tímidas, atuando como um facilitador de comunicação; num outro braço da trama, Matthew acompanha Joe (Rafe Spall) numa cabana isolada pela neve durante o Natal; aos poucos, aprendemos mais sobre os motivos de Joe e Matthew estarem ali. Como estamos falando de “Black Mirror”, um mundo distópico e marcado pelo uso questionável da tecnologia marca a vida das personagens e dão um nó na cabeça do espectador. Imperdível em qualquer época do ano!