O que diferencia um cinéfilo de alguém que curte ir ao cinema são os detalhes. O primeiro quer não apenas ver o filme, mas vê-lo com uma boa qualidade de som e imagem, sentir-se imerso na experiência enquanto espectador, guardar momentos do filme na memória e associar esse todo a um campo emocional de sua vivência. Mas cinéfilos também têm uma característica: eles amam registrar de alguma forma os filmes que viram.

Tradicionalmente, é comum anotar num caderninho os filmes, em que ano o assistiram e até mesmo o cinema e poltrona em que sentaram no cinema. Nesse meio tempo, comumente esquecemos de registrar algum filme. Hoje, as novas mídias tratam de facilitar esse registro, dando a nós várias opções interessantes de sites e aplicativos para manter esse registro em dia e organizado. Por isso, o Cine Set decidiu listar algumas opções bem legais que todo cinéfilo deve conhecer.

1. O óbvio e popular: IMDb

Logo do IMDb

O IMDb é, disparado, um dos sites de cinema mais populares ao redor do globo. Ali encontramos informações sobre títulos, anos, elenco, equipe técnica, curiosidades, listagens de críticas de sites externos e ver notícias. Para consumir o conteúdo, basta ter certo domínio da língua inglesa. O que alguns podem não ter notado ainda é a possibilidade de se criar um perfil de usuário mais básico (sem ser o IMDb Pro, que é pago e com o qual você pode até mesmo entrar em contato com profissionais da indústria cinematográfica). Com esse perfil simplificado, você pode criar uma espécie de diário, listando os filmes que já viu, pontuando-os numa escala de 1 a 10 estrelas, gerar listas de filmes a partir de temáticas que você mesmo escolhe, escrever resenhas ou comentários e participar de fóruns, debatendo sobre cinema com outros interessados. Outra facilidade é que você pode associar esse perfil para logar a partir de redes sociais como o Facebook, mantendo também seus contatos a par dos filmes que você anda assistindo.


2. O fácil de usar: Filmow

Logo do Filmow

O Filmow é um site com funcionalidades semelhantes ao IMDb, mas com uma interface não tão bonita. Ainda assim, é uma mão na roda para os que não dominam a língua inglesa, pois o site é todo em português. Também como o IMDb, é possível criar um perfil que gira em torno dos filmes que você registra como assistidos ou que você pretende assistir em breve, podendo comentar sobre eles numa página da própria obra. Ele também tem uma cara de rede social, uma vez que você pode se ligar a perfis de conhecidos. Para novos realizadores, é um site interessante porque permite a criação, sem custo adicional, de uma página para o seu filme, coisa que o IMDb também tem, mas com opções mais restritas que empurram diretores, produtores e outros a criar uma conta IMDb Pro, que é paga.


3. O ditador de tendências: Metacritic

Logo do Metacritic

O Metacritic é menos conhecido que o IMDb, mas igualmente influente, a ponto de ditar parcialmente as pontuações dele. Em termos de usabilidade, o site é até mais interessante que seu “primo famoso”, pois permite todas as operações que fazemos no IMDb, mas dá mais destaque às críticas ao colocar, na página de cada filme, um espaço de grande destaque para os textos produzidos por críticos renomados de grandes publicações, criando uma nota para o filme a partir dessas avaliações. Outra coisa legal do site é o fato de o espaço para críticas e comentários de usuários ter o mesmo destaque, criando-se também uma listinha de destaques na página do filme. Dessa maneira, um usuário anônimo pode ter sua avaliação do filme lado a lado da de um crítico dito profissional. A bem da verdade, a graça do Metacritic é ser um Rotten Tomatoes com visual mais bacana, o que torna essa uma dica dupla 😉 .


4. O “meu querido diário”: Letterboxd

Logo do Letterboxd

Dentre todos os sites listados, o de interface mais bonita é, de longe, o Letterboxd. Ele também não faz diferença se o autor é um cinéfilo anônimo ou um renomado crítico: basta ter um perfil para utilizar o site da mesma maneira. No Letterboxd, você cria um diário de filmes, dando um simples “like” na página do filme, registrando a data em que o assistiu, pontuando a obra de 0 a 5 estrelas, compartilhando a página do filme em outras redes sociais e, se quiser, escrevendo sua própria crítica. A produção de listas por temáticas livres também é permitida, assim como a criação de uma rede de contatos. As opções do site são bem mais voltadas para o registro e produção textual e não dá muita bola para postagem de notícias, dando a ele uma cara diferenciada. Apesar de o site estar todo em inglês, o uso é bastante intuitivo.


5. O exibido: ICheckMovies

Logo do ICheckMovies

O ICheckMovies tem uma premissa básica muito simples: registre o máximo de filmes que você tenha assistido e mostra para o mundo como você viu uma porrada de filmes. A coisa é tão megalomaníaca que uma das opções de perfil pago no site permite que se faça listagens de filmes por tema com até 5000 obras! O site apela bastante para as opções que a web deu aos cinéfilos a partir do download e opções como o vídeo sob demanda, que criaram possibilidades praticamente infinitas para o alcance a filmes. O maior porém do site é o fato de que só dá para ser realmente exagerado no registro de filmes se você tem uma contra pro. Ainda assim, o perfil 0800 é interessante por permitir ações diferentes como, por exemplo, ver as listas personalizadas de outros usuários partindo da página de um determinado filme.

Facebook Comments