Curta de Orange Cavalcante da Silva exibido na Mostra de Cinema Amazonense deste ano, “Açaí” tem uma pinta de comercial – e é tanto melhor por isso. A trilha sonora leve e constante, somada a uma fotografia competente, elevam o valor de produção de tal forma que sempre esperamos algum logo aparecer no tempo de projeção, o que não acontece.

O que poderia ser um defeito para alguns acaba se mostrando uma decisão eficiente: Orange mostra uma familiaridade com o universo que retrata (o preparo do vinho de açaí) ao mesmo tempo em que não deixa a obra sucumbir a problemas na captação de som nem a silêncios incômodos.

A música, por mais aparentemente sem sal que seja, acaba dando fluidez à empreitada – algo que talvez fosse desnecessário dados os menos de três minutos de duração do curta, mas apreciável de toda forma. Como exploração da vida dos produtores do vinho, o filme diz muito pouco, até por conta do tempo pequeno, porém usa todos os seus esforços para dizer esse pouco de maneira clara e confiante. Vale conferir.