O musical moderno “La La Land: Cantando estações”, o drama independente “Moonlight” e o filme de ficção científica “A Chegada” estavam entre os diversos gêneros selecionados como os melhores filmes de 2016 pelo Instituto Americano do Cinema (AFI, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (8).

A organização não escolhe apenas uma produção como a melhor, mas faz uma lista com dez nomes geralmente.

Os 10 melhores filmes e séries de televisão do AFI foram anunciados antes das nomeações do Globo de Ouro e do Screen Actors Guild na próxima semana, e ajudam a moldar os concorrentes na temporada anual de premiações de Hollywood.

A lista também inclui o drama “Fences”, com Denzel Washington, o filme de guerra de Mel Gibson “Até o último homem”, o filme “A qualquer custo”, o drama de luto “Manchester à beira-Mar”, “Silence”, de Martin Scorsese, “Sully: O herói do rio Hudson”, de Clint Eastwood, e a animação da Disney “Zootopia”.

“La La Land”, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling, e “Moonlight”, que cona a história do amadurecimento e da descoberta da sexualidade de um jovem negro nos EUA, estão sendo cotados por especialistas em premiações como favoritos ao prêmio de melhor filme no Oscar.

AFI Filmes do ano

“A chegada”
“Fences”
“Até o útimo homem”
“A qualquer custo”
“La La Land: Cantando estações”
“Manchester à beira-mar”
“Moonlight”
“Silence”
“Sully: O herói do rio Hudson”
“Zootopia”

AFI Séries do ano

“The Americans”
“Atlanta”
“Better Call Saul”
“The Crown”
“Game of Thrones”
“The Night Of”
“The People v O.J. Simpson: American Crime Story”
“Stranger Things”
“This Is Us”
“Veep”

AFI Prêmio especial

“O.J.: Made in America”

do site G1