A indicação de “Manchester à Beira-Mar” ao Oscar de Melhor Filme traz um peso histórico. Esta é a primeira vez que um estúdio de streaming chega às categorias principais da maior premiação de Hollywood. A Amazon Studios comprou, por US$ 10 milhões, o projeto de Kenneth Lonergan após o sucesso no Festival de Sundance. As informações são do site da Variety.

“Manchester à Beira-Mar” conseguiu seis indicações ao Oscar: Melhor Filme, Direção para Kenneth Lonergan, Ator com Casey Affleck, Ator e Atriz Coadjuvante, respectivamente, com Lucas Hedges e Michelle Williams, e Melhor Roteiro Original.

A compra da Amazon por “Manchester à Beira-Mar” em Sundance foi uma das maiores da história do festival. Outro aspecto importante da indicação está relacionado a Kimberly Stewart: ela é a segunda produtora negra nomeada a Melhor Filme. A primeira vez aconteceu com Oprah Winfrey por “Selma”.

O Netflix conseguiu indicação na categoria de Melhor Documentário com “A 13ª Emenda”, de Ava DuVernay. Isso mantém a tradição do serviço de streaming, nos últimos anos, de contar com nomeados na categoria. “Virunga” e “What Happened, Miss Simone?” foram indicados em anos anteriores.