O cinema do Amazonas viveu uma noite histórica neste sábado (26): “O Barco e o Rio” conquistou cinco prêmios na mostra competitiva de curtas-metragens nacionais do Festival de Gramado 2020. A produção levou os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Direção para Bernardo Ale Abinader, Direção de Arte para Francisco Ricardo, Direção de Fotografia com Valentina Ricardo e o prêmio do Júri Popular. 

-> LEIA TAMBÉM: Crítica – “O Barco e o Rio” – angústias e desejos sufocados compõem ótimo filme

O filme rompeu o hiato de 23 anos do Amazonas sem produções em Gramado: a última vez aconteceu em 1997 com “Bocage – Um Hino ao Amor”, de Djalma Limongi Batista, ganhador de um prêmio especial do júri. Durante o agradecimento, o diretor Bernardo Abinader afirmou que espera que os Kikitos impulsionem a produção amazonense a ganhar ainda mais espaço no cenário nacional. 

CONHEÇA O FILME

“O Barco e o Rio” apresenta a história de duas irmãs: Vera (Isabela Catão), uma mulher religiosa, introspectiva e metódica, enquanto Josi (Carolinne Nunes) tem uma vida mais livre. O barco da família vira o motivo de discórdia entre elas com Vera querendo mantê-lo e Josi desejando vendê-lo, enquanto lida com uma gravidez inesperada. No Matapi 2019, o projeto de longa-metragem da história ganhou o pitching para participar do Talent Coprodution Meeting, do Festival de Guadalajara 2020. 

Criada em 2015 por Ana Oliveira, Bernardo Ale Abinader e Valentina Ricardo, a Fita Crepe Filmes e Artes Cênicas já produziu três curtas-metragens: “Os Monstros”, “Amém” e “A Goteira”. Por este último projeto, a direção de fotografia de Valentina recebeu menção honrosa no Festival Olhar do Norte 2019. Além do audiovisual, a Fita Crepe promove o ‘Roda na Praça’, espetáculo artístico circense feito em praças públicas no Amazonas. Contemplado pelo Funarte, o projeto já passou por cidades como Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Manacapuru, além de Manaus. 

LISTA DE VENCEDORES DO FESTIVAL DE GRAMADO 2020 

CURTA-METRAGEM NACIONAL 

Melhor Filme: “O Barco e o Rio”

Melhor Direção: Bernardo Ale Abinader, de “O Barco e o Rio” 

Melhor Ator: Daniel Veiga, por “Você tem Olhos Tristes” 

Melhor Atriz: Luciana Souza, por “Inabitável” 

Melhor Roteiro: “Inabitável” 

Melhor Direção de Fotografia: “O Barco e o Rio” 

Melhor Montagem: “Você tem Olhos Tristes” 

Melhor Direção de Arte: “O Barco e o Rio” 

Melhor Trilha Musical: “Atordoado, Eu Permaneço Atento” 

Melhor Desenho de Som: “Receita de Caranguejo” 

Prêmio do Júri Popular: “O Barco e o Rio” 

Prêmio da Crítica: “Inabitável” 

Menção Honrosa: Preta Ferreira, por “Receita de Caranguejo” 

LONGA-METRAGEM LATINO-AMERICANO 

Melhor Filme: “La Frontera”

Melhor Direção: Mariana Viñoles, por “A Grande Viagem ao País Pequeno” 

Melhor Ator: Anibal Ortiz, por “Matar a un Muerto” 

Melhor Atriz: Daylin Vega Moreno, Sheila Monterola, por “La Frontera 

Melhor Roteiro: “La Frontera 

Melhor Direção de Fotografia: “El Silencio del Cazador 

Prêmio Especial do Júri: “A Grande Viagem ao País Pequeno” 

Prêmio da Crítica: “A Grande Viagem ao País Pequeno” 

Júri Popular: “A Grande Viagem ao País Pequeno” 

LONGA-METRAGEM BRASILEIRO 

Melhor Filme: “King Kong en Asunción”

Melhor Direção: Ruy Guerra, por “Aos Pedaços” 

Melhor Ator: Andrade Júnior, por “King Kong en Asunción” 

Melhor Atriz: Isabél Zuaa, por “Um Animal Amarelo” 

Melhor Ator Coadjuvante: Thomás Aquino, por “Todos os Mortos” 

Melhor Atriz Coadjuvante: Alaíde Costa, por “Todos os Mortos” 

Melhor Roteiro: “Um Animal Amarelo” 

Melhor Direção de Arte: “Um Animal Amarelo” 

Melhor Trilha Musical: “Todos os Mortos” e “King Kong en Asunción” 

Melhor Direção de Fotografia: “Aos Pedaços” 

Melhor Direção de Arte: “Aos Pedaços” 

Prêmio da Crítica: “Um Animal Amarelo” 

Menção Honrosa: Higor Campagnaro, por “Um Animal Amarelo” 

Prêmio Especial do Júri: Elisa Lucinda, por “Por que Você não Chora?” 

‘Pés de Peixe’: jornada do herói made in Amazônia

Conheci o cinema do diretor amazonense Aldemar Matias por meio de uma amiga que dizia que ainda o veríamos assinando um original nos grandes serviços de streaming. Alguns anos se passaram e pude contemplar o trabalho do diretor ao lado de Larissa Ribeiro na tela da...

‘Amazonas, O Maior Rio do Mundo’: imagens intrigam e revelam as contradições da Amazônia

Como explicar a experiência de ver, em uma sessão até agora única, um filme de um pioneiro do cinema, dado como perdido há mais de 100 anos, que retrata justamente a região onde você vive – e você até está dentro de um dos cenários da obra?   Sobretudo, como explicar...

‘Prazer, Ana’: o terror de uma noite qualquer

Uma noite qualquer para dezenas de pessoas em uma mesa de bar. Mais uma cerveja, mais uma cadeira, mais alguém chegando, mais vozes ao redor, mais conversa para jogar fora, mais uma marchinha de carnaval na caixa de som. O mais banal dos cenários para a mais comum das...

‘O Desentupidor’: um olhar anárquico sobre a invisibilidade social

Jimmy Christian é um dos mais prolíficos realizadores da cena amazônica. Semelhante aos Gremlins do filme homônimo de Joe Dante da década de 80 que se reproduziam em abundância no primeiro contato com a água, Jimmy produz roteiros e curtas sempre que uma nova ideia...

‘Meus pais, Meus atores preferidos’: o pessoal pode ser coletivo

O curta Meus pais, meus atores preferidos, de Gabriel Bravo de Lima, é o segundo trabalho do diretor - o primeiro foi “No Dia Seguinte Ninguém Morreu”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Olhar do Norte 2020. O ponto de partida foi realizar uma série de...

‘Controle’: curta peca ao não amarrar tantos caminhos possíveis

O formato de curta-metragem pode ser revelador. Escancaram-se os pontos fortes dos cineastas – mas também se encontram suas fraquezas. Porque a duração é apertada, o curta exige um tratamento econômico. Cabe a diretores, roteiristas e montadores dar conta do que quer...

‘Ensaio de Despedida’ e as relações sob o microscópio

Em um apartamento, quatro personagens se revezam em uma corda-bamba entre o real e a encenação. Mas, não seria a encenação também real? Afinal, todo mundo tem um mundo de personas em si. No filme realizado pelo Ateliê 23, os talentos de Júlia Kahane, Taciano Soares,...

‘Alexandrina — Um Relâmpago’: releitura imagética da mulher negra e amazônica

Existe um apagamento da história negra na Amazônia, o qual sutilmente a professora de história e pesquisadora Patrícia Sampaio denomina de silenciamento. O trabalho que ela desenvolve em seu núcleo de pesquisa acadêmica na Universidade Federal do Amazonas escoa em...

‘Cem Pilum – A História do Dilúvio’: animação valoriza a importância das lendas

“No tempo antigo era muito violento. Existiam mais animais ferozes do que pessoas, e Deus Criador quis acabar com as cobras, onças e outros animais. Então ordenou o dilúvio”. Essa é a sinopse do mais novo grande filme de Thiago Morais, lenda e notório nome do...

‘Galeria Decolonial’: a construção de um olhar singelo sobre a Amazônia

O poeta e pesquisador paraense Paes Loureiro, ao se debruçar sobre a cultura amazônica, destaca alguns pontos que considera essenciais sobre o que é viver na região, dentre eles: o devaneio, a paisagem mítica e o lúdico presente no despertar imaginativo sobre os...