O diretor russo Andrei Konchalovsky afirma que se negou a apresentar seu novo filme, “The Postman’s White Nights”, como candidato a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015. Nessa semana, o diretor disse ter motivos pessoal e público para tomar essa decisão: ele é crítico do processo de “hollywoodização” do cinema da Rússia e das influências do cinema comercial nas obras cinematográficas do país. Segundo Konchalovsky, “lutar para receber um prêmio de Hollywood parece simplesmente ridículo”.

Em carta ao presidente do comitê russo de Cinema, Vladimir Menshow, o diretor disse não ter se arrependido da decisão. Evitando mais polêmicas, Konchalovsky teceu elogios ao diretor Andrei Zvyagintsev, que acabou tendo o seu mais recente filme, “Leviathan”, como o candidato russo para o prêmio americano.

The Postman’s White Nights” levou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Veneza. Além disso, ganhou também o prêmio Green Drop Award, dedicado ao filme que  melhor interpreta a sustentabilidade dentre os indicados do festival italiano.