Segundo longa-metragem da carreira do diretor amazonense Sérgio Andrade, “Antes o Tempo Não Acabava” já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: 30 de novembro deste ano. Manaus está prevista para ser uma das 10 cidades onde a produção vai estrear. A distribuição do filme co-dirigido por Fábio Baldo está sendo feita pela Livres Filmes.

LEIA A CRÍTICA DO FILME NO CINE SET

A produção rodada em Manaus traz a história de Anderson, um jovem rapaz que possui raízes na etnia indígena saterê. Quando ele se muda para Manaus e vai morar na cidade grande, ele começa a se ver preso entre os embates culturais das tradições do mundo de onde veio e cresceu e os costumes urbanos e o complexo e conturbado cotidiano da metrópole. O elenco é composto por nomes como Rita Carelli, Anderson Tikuna e Begê Muniz.

“Antes o Tempo Não Acabava” teve uma sessão especial na noite de abertura da II Mostra do Cinema Amazonense no Cinépolis do Shopping Ponta Negra, em novembro do ano passado. Do Festival de Berlim de 2016 onde foi exibido na Mostra Panorama para cá, a produção obteve importantes conquistas como ser o eleito o filme do 20º Festival Queer Lisboa, além de exibições na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festivais de Brasília e Vitória.

A produção será o segundo longa do Estado lançado em circuito comercial no Brasil nestes anos 2000: o primeiro foi “A Floresta de Jonathas”, de Sérgio Andrade.