Foi anunciado hoje que a co-presidenta do estúdio Sony, Amy Pascal, vai deixar seu cargo em maio. Após sua saída, ela deverá assumir função de produtora e tem acordo com o estúdio para desenvolver seus projetos lá.

Uma das executivas que ficou mais tempo no comando de um estúdio hollywoodiano – e uma das raríssimas mulheres a ocupar cargos de chefia de uma grande corporação cinematográfica – Amy Pascal foi responsável por tornar realidade vários sucessos durante sua passagem na Sony. Dentre os filmes produzidos sob sua chefia destacam-se “Homem-Aranha” (2002), “O Código DaVinci” (2006), “A Rede Social” (2010), “Anjos da Lei” (2012) e “A Hora Mais Escura” (2012).

A decisão de Pascal de deixar seu cargo ocorre após a invasão dos sistemas de computação da Sony no final do ano passado por piratas norte-coreanos, em represália pela produção de “A Entrevista” (2014). E-mails vazados colocaram a executiva em maus lençóis: ela  se referiu à atriz Angelina Jolie como “criança mimada e sem talento” e trocou piadinhas com tom racista sobre o Presidente Barack Obama com o produtor Scott Rudin.

O novo executivo a assumir a chefia da Sony terá de decidir sobre o futuro de projetos importantes, como o “Cléopatra” que seria estrelado por Jolie e que foi recusado por Pascal, e a abordagem da franquia do Homem-Aranha nos próximos anos.