Durante a turnê de divulgação de seu novo filme, “Sing Street”, o diretor irlandês John Carney teve um ataque de sincericídio e não poupou críticas à atriz Keira Knightley, que participou do último longa do diretor, o aclamado “Mesmo Se Nada Der Certo”.

Na ocasião, Carney disse que nunca mais voltaria a “trabalhar com supermodelos”, referindo-se à carreira de Knightley antes de enveredar pelo cinema. Ainda bem que o cineasta se retratou, porque o Cine Set listou algumas atrizes que começaram como modelos e tiveram carreiras tão bem-sucedidas que ninguém pensaria duas vezes antes de trabalhar com elas.

7. Andie MacDowell

Andie é quase sinônimo dos filmes dos anos 90 para muita gente, tendo estrelado “Quatro Casamentos e Um Funeral” e “Feitiço do Tempo” (ambos populares na Sessão da Tarde), mas ela começou como modelo pela Elite Models, em Nova York, e apareceu em campanhas de Yves Saint Laurent e Anne Klein. A atriz chegou a estudar atuação de método e obteve proeminência em filmes arthouse como “Sexo, Mentiras e Videotape” e “Short Cuts – Cenas da Vida” (dos mestres Steven Soderbergh e Robert Altman, respectivamente). Hoje, tem se dedicado mais à televisão, mas chegou a ter uma aparição inspirada em “Magic Mike XXL”.

6. Sharon Stone

Outra estrela marcante dos anos 90 foi Sharon Stone, que, antes de despontar para a fama em filmes como “O Vingador do Futuro”, “Instinto Selvagem” e “Cassino”, modelou representada pela Ford Models em Nova York no final da década de 1970. Ela, além das parcerias com Paul Verhoeven e Martin Scorsese, também tem filmes com o francês Claude Lelouch (“Retratos da Vida”) e com o americano Nick Cassavettes (“Alpha Dog”) debaixo do braço.


5. Isabella Rossellini

Sim, Isabella tem uma herança cinematográfica vinda do berço: a italiana é filha de ninguém menos que a magna atriz Ingrid Bergman e do diretor Roberto Rossellini, e, além disso, teve relacionamentos com Martin Scorsese, David Lynch e Gary Oldman. Lynch lhe deu o papel que seria sua primeira grande incursão no celuloide em “Veludo Azul”, mas é válido lembrar que ela era famosa apenas como modelo até este filme. Hoje, sua entrega aos papéis lhe dá apelo certo no cinema de arte e ela já conta com a direção de vários curtas no currículo.

4. Monica Bellucci

Já que estamos falando de italianas: Monica dispensa apresentações, tem talento de sobra e transita tanto no cinema comercial americano (“Matrix Reloaded”) e de arte europeu (“Malena”). A atriz foi uma das noivas de Drácula na versão gótica de Francis Ford Coppola para o personagem e recentemente foi uma Bond girl em “Spectre”, mais novo capítulo da franquia 007. Isso sem contar o principal filme da carreira, o drama francês “Irreversível”, em que protagoniza um perturbadora cena de estupro. Nada mal para quem começou a carreira modelando para a Elite Models de Milão e estrelando campanhas da Dolce & Gabbana.

3. Milla Jovovich

Milla, com seus traços russos, conquistou o mundo das passarelas cedo e estourou no cinema através de um papel certeiro: a protagonista de “O Quinto Elemento”, um hit noventista de Luc Besson, com o charme característico às suas melhores obras. De lá para cá, Milla retomou a parceria com Besson em “Joana d’Arc”, interpretando a personagem homônima; trabalhou com diretores do calibre de Win Wenders, Michael Winterbottom e Spike Lee; e se tornou sinônimo de femme fatale em filmes de ação, protagonizando uma das poucas franquias do gênero estreladas por uma mulher: “Resident Evil”.

2. Halle Berry

Halle Berry veio dos concursos de beleza: ela foi Miss Ohio em 1986 e ficou em segundo lugar no Miss EUA do mesmo ano. Saindo de sua cidade natal, ela foi para Chicago e, posteriormente, Nova York, atrás de oportunidades de modelar. Na “Big Apple”, ela teve a chance de fazer uma ponta em “Febre da Selva”, de Spike Lee, trajetória que a levou até o Oscar de Melhor Atriz por “A Última Ceia” – até hoje, o único concedido a uma atriz negra. Hoje, ela alterna projetos independentes como “Coisas Que Perdemos pelo Caminho” e grandes produções como a franquia “X-Men” e “A Viagem”.

1. Charlize Theron

Outra vencedora do Oscar de Melhor Atriz a figurar nessa lista, Charlize saiu de sua nativa África do Sul para modelar pela Europa. O ponto final dessa jornada? Nova York, onde pretendia estudar balé. Quando uma lesão pôs um fim no seu sonho, ela foi a Los Angeles e se envolveu com a indústria do cinema. Filmes como “O Advogado do Diabo” e “Regras da Vida” lhe colocaram no mapa, mas foi “Monster – Instinto Assassino” que lhe deu a consagração e a estatueta. Versátil, ela vai de comédias independentes como “Jovens Adultos” à fantasia pipoca de “Branca de Neve e o Caçador”. Seu hit mais recente? A mais icônica personagem de “Mad Max – Estrada da Fúria” (que a gente aqui do Cine Set adora): Imperator Furiosa.