O cineasta iraniano Asghar Farhad, diretor de “O apartamento”, será representado por dois influentes americanos com origem iraniana na 89ª edição do Oscar: a engenheira Anousheh Ansari, conhecida por ser a primeira mulher turista espacial, e Firouz Naderi, ex-diretor da Nasa.

As informações foram divulgadas em comunicado enviado à revista “Variety”, no qual é lembrado que o cineasta iraniano que concorre ao Oscar 2017 na categoria de melhor filme estrangeiro não comparecerá à cerimônia em resposta às medidas migratórias decretadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A decisão do diretor de enviar duas pessoas alheias ao filme sugere, segundo a publicação, que Farhadi deseja continuar suas boas relações com EUA, onde “O apartamento” atualmente está em cartaz, enquanto manda uma mensagem para enfatizar que os Estados Unidos são um país de imigrantes.

“O apartamento”, um drama familiar em Teerã, é um dos favoritos para levar para casa o Oscar de melhor filme estrangeiro. Se vencer, dará a Farhadi o segundo Oscar do Irã, depois de vencer com “A separação” em 2012.

Nascida no Irã, Ansari se transferiu aos EUA em 1984 ainda adolescente e em 2006 se tornou a primeira mulher a viajar ao espaço como turista ao embarcar na nave russa Soyuz durante uma expedição de 8 dias.

Naderi, também nascido no Irã e residente nos EUA desde 1964, passou mais de 30 anos trabalhando para a Nasa em diferentes cargos, entre eles o de gerente do programa de exploração no planeta Marte.

do site G1