Dirigido por Diego Bauer e Ricardo Manjaro, “Obeso Mórbido” chega à internet, disponibilizado gratuitamente, nesta quarta-feira (8) no canal do Vimeo da Artrupe Produções Artísticas. Ao todo, o filme passou por sete festivais, dentre eles alguns dos de maior prestígio no mercado nacional: 22ª Mostra de Tiradentes, 26º Festival de Vitória, 23º Cine PE, 19º Goiânia Mostra Curtas, 10ª Semana de Cinema (Rio de Janeiro), Maranhão na Tela 2018 – Prêmio de Melhor Ator para Diego Bauer e II Mostra Internacional de São Luís – Melhor Som para Lucas Coelho e Heverson Batista.

“Obeso Mórbido” mostra o processo emagrecimento de Diego Bauer. Ao longo de quase dois anos, ele perdeu mais de 40kg ao fazer reeducação alimentar e adotar uma rotina de exercícios físicos. Com 15 minutos de duração, a produção amazonense mostra como a questão do peso se tornou uma obsessão para ele, trazendo também abordagens quanto ao culto do corpo, redes sociais e incomunicabilidade.

“Enquanto a gente realizava o filme, sempre estava na nossa cabeça a ideia de um filme pensado pro público. É pra ser fácil de assistir, pra que o público tenha uma relação mais fácil e direta. Fizemos o filme pensando nisso. Então esse momento gera muita expectativa, pois acredito que o assunto é muito mais amplo do que uma mudança de peso, mas a maneira como nos relacionamos com os nossos corpos, como isso vira uma moeda de troca nas redes sociais, e como na verdade todo mundo tem insegurança com o próprio corpo”, finaliza Bauer.

CONFIRA ABAIXO O FILME:


Obeso Mórbido (Morbid Obese) from Artrupe on Vimeo.

‘De Costas Pro Rio’: dilemas de Manaus em curta irregular

Velhos dilemas (ou dilemas velhos?) sobre Manaus formam a base de “De Costas pro Rio”. Dirigido por Felipe Aufiero, diretor amazonense radicado em Curitiba há mais de uma década e co-fundador da produtora Casa Livre Produções, o curta-metragem de 16 minutos aborda a...

‘Boto’ – Episódios 12 e 13: no fim, um charme manauara inebriante

Depois de todos os atrasos possíveis na TV Ufam, “Boto” chegou ao fim. Apesar de deixar claro que não havia tanta trama para a quantidade total de capítulos, a série da Artrupe Produções encerra bem os principais núcleos da história nos dois últimos episódios e volta...

‘Boto’ – Episódios 10 e 11: afetos, traumas e intolerância

Seguindo a irregularidade característica da série, os episódios 10 e 11 de “Boto” conseguem, ao mesmo tempo, trazer momentos brilhantes – talvez, os melhores até aqui – e outros beirando o tédio. A reta final escancara que, apesar de ter cinco protagonistas, cabe a...

‘Boto’ – Episódios 8 e 9: sobra tempo e falta história

Momento confissão: chega a ser difícil escrever algo novo sobre os episódios 8 e 9 de “Boto” em exibição na TV Ufam desde a última sexta-feira, sempre às 23h, no programa Cine Narciso Lobo. Os capítulos voltam a bater nas mesmas temáticas já abordadas anteriormente...

‘Transviar’: trama inchada prejudica foco de série amazonense

As questões relativas à identidade de gênero seguem em alta no cinema brasileiro e são cada vez mais necessárias devido ao crescente fortalecimento do discurso conservador na sociedade. Produções que abordam o processo de transição de personagens transexuais têm...

‘Boto’ – Episódios 6 e 7: série cresce independente de obstáculos

Após episódios monótonos, “Boto” deu uma leve avançada nos capítulos 6 e 7, em exibição na TV Ufam (Canal 8 na Net Digital) até a próxima quinta-feira (11). Grande parte disso se deve ao foco prioritário nos relacionamentos entre os cinco protagonistas, aprofundando...

‘Boto – Episódios 4 e 5’: ou pode chamar de ‘Aquela Estrada 2’

“Aquela Estrada” é o mais bem-sucedido curta-metragem do coletivo Artrupe Produções Artísticas. Dirigida por Rafael Ramos, a produção circulou por festivais nacionais importantes como o Mix Brasil, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia...

‘Boto’ – Episódios 1, 2 e 3: o protagonismo da enigmática Manaus

Se a política pública de regionalização do audiovisual brasileiro adotada na última década tinha como um dos objetivos dar voz a artistas locais apresentarem realidades de locais pouco vistos na TV e cinema, “Boto” consegue ser um representante certeiro deste processo...

‘O Céu dos Índios’: afeto marca fascinante viagem por culturas indígenas

Em sua produção como diretora – que, até então, compunha-se dos curtas Strip Solidão (2013) e Dom Kimura (2016) –, Flávia Abtibol já vinha mostrando uma disposição especial para aproximar-se do mundo de seus personagens: é a empatia a qualidade que redime a narrativa...

‘Travessia’: dor e poesia na dura vida de imigrantes do Haiti em Manaus

Após uma carreira bem-sucedida em festivais com o documentário performático “Maria”, a diretora Elen Linth apostou num projeto de temática igualmente relevante, mas com uma pegada mais diferente. Trata-se de “Travessia”, longa-metragem de não-ficção dirigido em...