“Poltergeist” não apenas é um dos principais filmes de terror de todos os tempos: a produção de 1982 guarda um mistério sobre quem, de fato, comandou o filme. Apesar da direção ser creditada a Tobe Hopper, muito se questiona se o roteirista e produtor executivo, Steven Spielberg, foi quem tomou as rédeas do projeto.

Diretor de “Anabelle”, John Leonetti, trabalhou como assistente de câmera do diretor de fotografia e irmão dele, Matt Leonetti, no clássico. Durante conversa no podcast da produtora Blumhouse, ele resolveu abrir o jogo, revelando um dos maiores mistérios do cinema. “Foi um trabalho muito intenso, divertido, uma produção muito técnica. Tinha muita coisa acontecendo nos bastidores. E com franqueza… Steven Spielberg dirigiu o filme. Sem dúvidas”, declarou.

Leonetti, entretanto, disse adorar Tobe Hooper, sendo, segundo ele, uma pessoa adorável. “Hooper era tão agradável e estava muito feliz só de estar lá. Criativamente ele tinha uma marca. Steven desenvolveu o filme, e era seu para dirigir, porém, havia boato de uma greve de diretores, então ele se tornou o ‘produtor’, quando na realidade ele dirigiu em caso fosse haver uma greve, e Hooper concordou com isso. Não era nada contra o Tobe. De vez em quando, ele (Spielberg) saía do set e deixava Tobe fazer algumas coisas. Mas na realidade, Steven dirigiu”, declarou.