A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) elegeu, nesta semana, os melhores do cinema. O prêmio de Melhor Filme Estrangeiro ficou com o francês “Adeus à Linguagem“, do mestre Jean Luc-Godard, enquanto “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert ganhou como Melhor Filme do Brasil em 2015. Já “Quintal”, de André Novais, faturou como Melhor Curta-Metragem.

Ao todo, 419 filmes, brasileiros ou estrangeiros, lançados no circuito comercial no Brasil entre 18 de dezembro de 2014 e 10 de dezembro de 2015 concorreram na premiação. “Pelo fato de a entidade reunir os críticos de diversos veículos e estados, a premiação passa a ser, de certa maneira, o grande prêmio da crítica brasileira, uma importante síntese do pensamento crítico sobre o ano que passou”, afirma o presidente da Abraccine, Paulo Henrique Silva.

“Adeus à Linguagem” é uma produção em 3D que traz a história de um marido e sua mulher vivem um relacionamento marcado pela falta de comunicação, uma vez que os dois não falam a mesma língua. O cachorro deles, então, resolve intervir e falar. Já “Que Horas Ela Volta?” mostra Regina Casé como uma empregada doméstica, em uma casa da elite paulistana, que recebe a filha (Camila Márdila) após anos sem se ver. O choque provocado pela chegada da garota é o combustível da trama.