A família da veterana atriz Geraldine McEwan informa que ela morreu após um tratamento para um AVC, aos 82 anos. McEwan era conhecida por diversos papéis, inclusive o da célebre detetive Miss Marple, criada por Agatha Christie, em 12 filmes para TV.

Seus filho e filha disseram em um comunicado que ela morreu na sexta-feira (30), após sofrer um severo AVC no final de outubro. Ela estava hospitalizada desde então.

McEwan trabalhou por diversos anos no teatro, televisão e cinema, dividindo o palco com Laurence Olivier, Albert Finney e outras grandes estrelas britânicas.

Ela conquistou diversos prêmios, inclusive um Bafta de melhor atriz em 1989 por sua atuação na série “Oranges are not the only fruit”.

McEwan nasceu em Old Windsor, 30 quilômetros a oeste de Londres, e fez sua estreia nos palcos aos 14 anos, passando a atuar no cinema quatro anos depois. Ela se destacou em obras de Shakespeare, atuando em “Muito barulho por nada” e “Hamlet”, e dirigindo uma peça do dramaturgo.

Ela interpretou Miss Marple em 12 episódios de TV, de 2004 a 2009, deixando o papel após uma temporada de grande sucesso como a detetive. Sua carreira também incluiu filmes como “Robin Hood: Príncipe dos ladrões”, com Kevin Costner.

Ela foi casada por muitos anos com Hugh Cruttwell, ex-diretor da Royal Academy of Dramatic Arts que morreu em 2002. Ela deixa dois filhos, Greg e Claudia.

da Associated Press