A coordenação do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará uma reunião na segunda-feira (22), às 19h, para debater propostas para o curso em 2016. O encontro é aberto para toda a comunidade de realizadores do audiovisual local, além de cineclubistas e todos que tenham interesse na área, incluindo aí artistas de outros segmentos, como dança, música e teatro.

A reunião aberta acontecerá na Escola Superior de Artes e Turismo, localizada na Rua Leonardo Malcher, 1728, Centro. De acordo com o professor Abrahim Baze Jr., coordenador do curso de audiovisual da UEA, a partir dela poderão ser delineados convênios e parcerias que beneficiarão tanto o curso em si como a mobilização artística local. “Queremos criar o planejamento de ações estratégicas da segunda turma do curso de audiovisual a partir dessa reunião. Ela é aberta porque queremos entender um pouco das demandas e necessidades do mercado e criar um edital de apoio aos editais existentes, próprio para auxiliar a produção em parceria com instituições públicas e privadas”.

O professor frisou a importância de ouvir a comunidade artística local para suprir as demandas tanto de mercado como do que se espera de um curso acadêmico. Segundo ele, “queremos criar um calendário de atividades para que o curso possa ajudar a suprir, por exemplo, cobertura de eventos, participação em festivais, eventos e atividades que já chegam hoje como demandas de cursos da UEA, mas que não temos como ajudar sem criar um planejamento maior. Ao mesmo tempo, queremos também, a partir dos próprios alunos, desenvolver núcleos de pesquisa, com conteúdos relacionados à região amazônica: documentários, filmes, mostras, sobre os quais poderemos desenvolver pesquisas científicas”.

Outra esperança da coordenação do curso para essa reunião é que se tentará dobrar o apoio a produções cinematográficas feitas pelo curso. No primeiro semestre de 2015, foram 7 parcerias, com expectativa de 14 para o segundo.

No decorrer de 2014, o curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da UEA passou por uma série de mudanças positivas, tais como a aprovação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e o fechamento de uma parceria com o Canal Futura para a realização de documentários sobre a Região Norte. O curso contará em breve com a sua segunda turma.

Facebook Comments