Sem nunca ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a Austrália tenta a vaga inédita em 2017 com “Tanna”. A produção selecionada pela entidade Screen Australia, nesta segunda-feira (22), foi rodada em Vanuatu, pequena ilha localizada na Oceania. As informações são do site da Variety.

Falado em Nauvhal, idioma de Vanuatu, “Tanna” tem co-direção de Bentley Dean e Martin Butler. Baseado em fatos reais, a trama mostra a história de dois jovens apaixonados que ousam desafiar o tradicional arranjo de casamentos, mudando a cultura do local.

“Tanna” estreou no Festival de Veneza 2015 e recebeu o prêmio da semana dos críticos. O longa já teve uma extensa carreira em festivais de cinema ao redor do mundo e estão sendo negociado no mercado pela Visit Films. Uma das curiosidades da produção é o elenco ser formado por pessoas sem a menor experiência em atuação nem são alfabetizados.

O chefe da tribo Yakel, por exemplo, interpreta um personagem parecido a ele no filme igual o curandeiro do local. Já o protagonista, o jovem Mungu, foi escolhido de forma consensual por todos da região por ser considerado o mais bonito. Tanto a história quanto os diálogos foram desenvolvidos ao longo de seis meses em workshops e improvisações sempre com a consulta do tradutor, intérprete cultural, guia e conselheiro JJ Nako.

Todos os países devem enviar os escolhidos em 3 de outubro. Os indicados ao Oscar serão divulgados no dia 24 de janeiro e a cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de fevereiro no Dolby Theatre, em Hollywood.