Mais três países definiram seus representantes para a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Áustria, Holanda e Japão escolherem seus filmes para serem submetidos para à Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood. As informações são do site da Variety.

A Áustria vai de “Stefan Zweig: Farewell to Europe”. O filme dirigido por Maria Schrader traz a história do escritor judeu que escapou dos nazistas ao fugir do Brasil. O ator Josef Hader interpreta o protagonista do longa elogiado pela crítica especializada europeia por fugir dos clichês, sendo sucesso na Alemanha e França, além do país natal. “Os Falsários”, em 2008, e “Amor” são os dois Oscars da história da Áustria.

A Holanda já venceu três Oscars e parte em busca da quarta estatueta com “Tonio”. Dirigido por Paula van der Oest, o filme traz a história real do trágico acidente que matou o filho do escritor Hugo Heinen.

Com quatros Oscars, o Japão aposta as fichas em “Nagasaki: Memories of My Son”. Dirigido por Yoji Yamada, o longa estrelado por Sayuri Yoshinaga traz a atriz vivendo uma parteira assombrada pelo fantasma do filho morto durante a explosão da bomba atômica. A produção recebeu dois troféus do principal prêmio do cinema japonês.

Em meio à polêmica política envolvendo “Aquarius”, o Brasil define o seu representante na próxima segunda-feira, dia 12 de setembro.