O ator Ben Affleck criticou duramente o apresentador Bill Maher e o escritor Sam Harris durante sua participação no programa de TV norte-americano “Real Time with Bill Maher” na última sexta-feira, 3. Os três discutiam sobre Islamismo quando a conversa ficou acalorada e gerou comentários que Affleck considerou grosseiros.

Tudo começou quando Maher, notório crítico de todas as religiões nos EUA, afirmou que o islamismo é “a única religião que age como a máfia, matando as pessoas que dizem a coisa errada, desenham um desenho errado ou escrevem o livro errado”. Harris completou dizendo que as críticas à religião não devem ser confundidas com Islamofobia.

Affleck, que inicialmente estava no programa para promover o filme “Garota exemplar”, criticou ambos, dizendo que considerou os comentários racistas. “É o mesmo que generalizar: ‘ei, os negros atiram em pessoas’”, respondeu o ator enfaticamente, e adicionou: “E quanto aos mais de um bilhão de pessoas que não são fanáticas, não batem em mulheres, que só querem ir à escola, comer uns sanduíches, rezar cinco vezes por dia e não fazem nenhuma dessas coisas que vocês dizem sobre os muçulmanos? Estão estereotipando-os.”.

Na web, o caso repercutiu positivamente para Affleck. Já Maher adicionou mais um item à sua lista de polêmicas, pois na semana passada ele também foi criticado por associar a mutilação genital ao islamismo, uma vez que a prática é vista em países muçulmanos.

Assista ao vídeo de Ben Affleck rebatendo comentários de Bill Maher e Sam Harris (em inglês):