A nova versão do clássico “Ben-Hur”, dirigida por Timur Bekmambetov e com o brasileiro Rodrigo Santoro no papel de Jesus Cristo, é oficialmente o maior fiasco da alta temporada do cinema (o verão norte-americano) em 2016.

Segundo o The Hollywood Reporter, fontes próximas ao filme calculam que ele terá prejuízo de US$ 120 milhões, ou mais. Até o momento, a produção da Paramount e da MGM arrecadou apenas US$ 54,1 milhões em todo mundo, sendo que os custos de produção foram de quase US$ 100 milhões.

Incluindo custos de marketing e a divisão dos lucros com os cinemas, calcula-se que um filme precisa render três vezes o custo de produção para ser considerado lucrativo.

A maior parte do prejuíjo ficará com a MGM, que bancou 80% do orçamento e a maior parte dos gastos com marketing. O estúdio já avisou seus acionistas que terá que reduzir as expectativas de lucro para 2016.

Mas “Ben-Hur” não foi o único “flop” da temporada. A aventura familiar da Disney “O Bom Gigante Amigo”, dirigida por Steven Spielberg, também teve um desempenho muito abaixo do esperado, com bilheteria mundiais de US$ 165,3 milhões contra um orçamento de US$ 140 milhões. O filme deve ter um prejuízo em torno de US$ 90 milhões a US$ 100 milhões.

Também da Disney, “Alice Através do Espelho”, sequência do filme dirigido por Tim Burton em 2010, encerrou sua carreira com US$ 295,4 milhões em todo mundo, depois de ter custado cerca de US$ 170 milhões, o que significa perdas de pelo menos US$ 65 milhões para o estúdio.

No entanto, a Disney não tem com o que se preocupar, porque também foi responsável por alguns dos maiores sucessos do ano até agora, como “Capitão América: Guerra Civil” (US$ 1,15 bilhão) e a animação “Procurando Dory” (US$ 945,3 milhões).

do site UOL