O Cineclube Cinemartecultura homenageia nesta semana o talento de Bette Davis, uma das maiores atrizes da história do cinema americano. Sessões gratuitas acontecem sempre às 18h30 no Cine Teatro Guarany, localizado no anexo do Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus.

Programação especial abre com “A Malvada” nesta terça-feira (18). Clássico vencedor de 6 Oscars, filme dirigido por Joseph L. Mankiewicz inicia com a noite de premiação da jovem estrela do cinema Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a ascensão de Eve se revela desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato. George Sanders, Celeste Holm, Hugh Malowe e a novata Marylin Monroe integram o elenco.

Já na quarta-feira (19), o cineclube exibe “Nas Garras do Ódio”. Dirigido por Seth Holt, filme mostra o garoto Joey, de dez anos de idade, de volta para a casa dos pais ricos e para os cuidados da babá (Davis), depois de passar dois anos em uma instituição para pessoas com doenças mentais. Joey tinha ido parar nesse lugar sob a suspeita de ter afogado sua irmã mais nova na banheira, enquanto ela tomava banho. Lá, infernizava a vida dos funcionários com brincadeiras de humor negro. De volta à sua casa, vai insistir na sua antiga tese: foi a babá que matou sua irmã, e a babá agora quer matá-lo. Mas ninguém o leva a sério.