Um dia após a polêmica escolha de “Pequeno Segredo” para ser o filme do Brasil no Oscar em detrimento ao favorito “Aquarius”, “Boi Neon” foi o escolhido do país para participar do Goya 2017, maior prêmio do cinema espanhol. A Comissão de Seleção foi composta por profissionais indicados por entidades do setor audiovisual a partir de consulta realizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). O anúncio aconteceu na manhã desta terça-feira (13).

Dirigido por Gabriel Mascaro, “Boi Neon” acompanha a história de Iremar, um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste trabalhando em vaquejadas enquanto sonha em largar tudo e começar uma nova carreira na moda, como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. O elenco conta com Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e Vinícius de Oliveira. A produção foi exibida em 75 festivais e conquistou 20 prêmios, com destaque para o Prêmio Especial do Júri Orrizonti no Festival de Veneza e para os prêmios de melhor filme no Festival do Rio e nos festivais de Cartagena, Adelaide e Varsóvia. Em apoio a “Aquarius”, Mascaro retirou a candidatura de “Boi Neon” da disputa da vaga brasileira ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A Comissão Especial para a escolha do representante do Brasil para o Goya 2017 foi composta por Marilha Naccari Santos, indicada pelo Fórum dos Festivais; Suyene Correia Santos, pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema; Aleteia Patrícia de Almeida Selonk, pelo Programa Cinema do Brasil; Bruno Torres Moraes, pela Academia Brasileira de Cinema, e Ana Julia Cury Cabral, assessora internacional da ANCINE. Ao todo, 17 filmes participaram do processo seletivo, entre eles, “Chatô, o Rei do Brasil” e “Pequeno Segredo”.