Grande favorito da temporada de premiações do cinema americano, “Boyhood” venceu como Melhor Filme do Ano no Critics Choice Awards. Premiação concedida pela Broadcast Film Critics Association formada por 300 profissionais do Canadá e EUA aconteceu na noite desta quinta-feira (15).

“Boyhood” ainda venceu nas categorias de Melhor Diretor com Richard Linklater, Atriz Coadjuvante para Patricia Arquette e Ator Jovem com Ellar Coltrane. O resultado aumenta as chances do projeto em levar o Oscar: 12 dos 15 vencedores de Melhor Filme no Critics Choice Awards levaram a mesma categoria na premiação da Academia.

Filme com o maior número de indicações, “Birdman” não fez feio ao ficar com as estatuetas de Melhor Ator e Ator de Comédia para Michael Keaton, Melhor Roteiro Original e Melhor Elenco. Confirmando os prognósticos, Julianne Moore levou o prêmio de Melhor Atriz por “Para Sempre Alice” e J.K Simmons ganhou como Melhor Ator Coadjuvante em “Whiplash”.

Sacados do Oscar, “Uma Aventura Lego” levou Melhor Animação e “Garota Exemplar” faturou Melhor Roteiro Adaptado. “O Grande Hotel Budapeste” venceu como Comédia do Ano e “Selma” ganhou em Melhor Canção. “Guardiões da Galáxia” venceu na categoria de Melhor Filme de Ação, enquanto “Interestelar” se sagrou ganhador de Melhor Ficção Científica. O homenageado da noite pelo conjunto da obra foi o ator e diretor Kevin Costner.