Sem produções na disputa pelo Urso de Ouro em 2015, o Brasil terá cinco produções na seleção nas mostras paralelas do Festival de Berlim. “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso, e “Beira-Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon serão os representantes nacionais na mostra Forum, enquanto “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, “Ausência”, de Chico Ferreira, e “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert estão na mostra Panorama.

PicMonkey Collage“Brasil S/A” traz a história de um cortador de cana convocado para um missão interplanetária, enquanto o “Beira-Mar” aborda o drama de dois jovens amigos abrigados em uma casa de vidro no litoral do Rio Grande do Sul. Além dessas duas produções, o Brasil disputa o prêmio máximo dos curtas-metragens com o filme “Mar de Fogo”, de Joel Pizzini.

O reencontro de um rapaz com a família dele após vinte anos é o tema de “Sangue Azul” com Daniel Oliveira no elenco. “Ausência” mostra um garoto órfão obrigado a cuidar dos irmãos sozinhos, enquanto “Que Horas Ela Volta” aborda a luta de uma empregada doméstica (Regina Casé) tentando trazer a filha do Nordeste para a casa dos patrões em São Paulo.

O Festival de Berlim anunciou ainda novos filmes que serão exibidos no evento previsto para acontecer entre os dias 5 a 15 de fevereiro. “Selma”, “Love&Mercy” e “Life” (com Robert Pattinson e Helen Mirren) estão na lista. Darren Aronofsky será o presidente do júri de longas-metragens, enquanto Wim Wenders vai ser homenageado pelo conjunto da obra na Berlinale.