O 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara foi o evento escolhido para divulgar hoje os pré-selecionados para a IV Edição dos Prêmios PLATINO do Cinema Ibero-americano, cuja grande gala se realizará no mês de julho em Madri. Boi Neon, de Gabriel Mascaró, pré-selecionado em cinco categorias, Aquarius, de  Kleber Mendonça Filho e Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, ambos com quatro, são os longas-metragens brasileiros que reuniram o maior número de pré-indicações, em um total de onze filmes brasileiros.

Nesta quarta edição voltou a ser batido o recorde de participações, chegando a 847 produções. Os Prêmios PLATINO criaram uma nova categoria, que premiará a melhor minissérie cinematográfica ibero-americana.

Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção os brasileiros pré-selecionados são Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; Boi Neon, de Gabriel Mascaró e Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner. Na categoria Melhor Direção concorrem Anita Rocha da Silveira, por Mate-me por favor; Gabriel Mascaró, por Boi Neon e Kleber Mendonça Filho, por Aquarius.

Andreia Horta, por Elis; Gloria Pires, por Nise – O Coração da Loucura e Sonia Braga, por Aquarius foram as pré-selecionadas na categoria de Melhor Interpretação Feminina. Para Melhor Interpretação Masculina os escolhidos são Juliano Cazarré, por Boi Neon yFernando Alves Pinto, por Para Minha Amada Morta.

 Para o PLATINO de Melhor Documentário de Longa-metragem estão pré-selecionados Cinema Novo, de Eryk Rocha; Curumim, de Marcos Prado e Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisário Franca. Para a categoria que destaca os novos valores do cinema ibero-americano, o Prêmio Platino para a Melhor Primeira Obra de Ficção Ibero-americana, concorre Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira, enquanto Bruxarias, de Virginia Curiá,  foi pré-selecionada para Melhor Filme de Animação.

Estiveram presentes na divulgação dos pré-selecionados Iván Trujillo, Diretor do Festival Internacional de Cine de Guadalajara; Raúl Vázquez, conselheiro dos Prêmios PLATINO y diretor da EGEDA Latam; Gonzalo Elvira, vice-presidente de FIPCA, México; Elvi Cano, Diretora Executiva EGEDA EUA e representante da organização Prêmios PLATINO, e a atriz e Presidente da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, Dolores Heredia.

Os Prêmios PLATINO do Cinema Ibero-americano, promovidos por EGEDA (Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales), em parceria com a FIPCA (Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales), e com o apoio das Academias e Institutos de cinema ibero-americanos, Latin Artist y la Fundación AISGE, trabalham desde sua primeira edição, em 2014, para que os triunfos nos festivais mais importantes tragam excelentes resultados em bilheteria e para que o nosso cinema tenha a distribuição que merece. Veja a lista completa no arquivo anexo.

 FILMES BRASILEIROS PRÉ-SELECIONADOS

Boi Neon (Filme Ibero-Americano de Ficção, Direção, Ator, Roteiro e Fotografia)

Aquarius (Filme Ibero-Americano de Ficção, Direção, Atriz, Prêmio Platino para Educação em Valores)

Para Minha Amada Morta (Ator, Montagem, Direção de Arte e Fotografia)

Nise, o Coração da Loucura (Filme Ibero-Americano de Ficção, Atriz, Prêmio Platino para Educação em Valores)

Elis (Atriz, Direção de Arte)

Mate-me, Por Favor (Primeira Obra de Ficção Ibero-americana, Direção)

Cinema Novo (Documentário)

Curumim (Documentário)

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (documentário)

Bruxarias (Animação)

Meu Amigo Hindu (Prêmio Platino para Educação em Valores)

com informações de assessoria