Sempre receptivo ao cinemas brasileiro, o Festival de Berlim selecionou três documentários nacionais para a Mostra Panorama da edição 2018. Os escolhidos foram os seguintes: “Aeroporto Central”, de Karim Ainouz, “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, e “Bixa Travesty”, de Cláudia  Priscilla e Kiko Goffman. As informações são do site da Variety.

Karim Ainouz está de volta ao Festival de Berlim após a passagem de “Praia do Futuro” para a mostra competitiva em 2014. ´Co-produção Brasil, Alemanha e França, “Aeroporto Central” se passa no aeroporto Tempelhof, de Berlim, construído pelo regime nazista e desativado há mais de uma década. O espaço, agora, abriga cerca de 3.000 pessoas que tentam asilo no país.

“Bixa Travesty” apresenta a história da cantora e símbolo da luta pelo reconhecimento e respeitos aos transgêneros no Brasil, Linn da Quebrada.  Por fim, em “Ex-Pajé”, Luiz Bolognesi mostra a convivência dele com os povos da Amazônia.

Para o ano que vem, o foco da Mostra Panorama será ‘corpos políticos’ e a resistência ao machismo. Em 2016, o amazonense “Antes o Tempo Não Acabava” esteve entre os selecionados. O Festival de Berlim 2018 acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro.