O Tempo Passa, filme dirigido por Diego Bauer, lançado em 2016, será exibido neste domingo, 17 de maio, às 5:30 no Canal Brasil. A produção foi pela realizada pela Artrupe, contemplada no Edital de Audiovisual da Manauscult de 2014. 

O curta-metragem de 15 minutos conta a história de Jhone, um garoto de 15 anos que mora com a mãe no bairro da Compensa. É apresentado o seu cotidiano, as amizades do futebol, os vizinhos, a igreja. A sua rotina muda com a chegada de Ismael, o novo namorado de sua mãe. 

As negociações para a compra dos direitos do filme aconteceram durante o Matapi de 2019: “O mercado trouxe pra cá vários players a fim de realizar negócios com as produtoras manauaras, e a gente estabeleceu contato com o Canal Brasil por meio das rodas de conversa. Apresentamos os nossos trabalhos, e ficamos felizes com o fato do filme agora ter mais uma janela de exibição, e num canal que se caracteriza por colocar em evidência diversas produções brasileiras relevantes”, afirma Diego Bauer. 

As gravações do filme aconteceram em dezembro de 2015. Fazem parte do elenco Adanilo, Ítalo Rui, Leonel Worton, Tiziane Virgílio, Isabela Catão e Israel Castro. Para Bauer, uma das características mais importantes do filme é a forma como apresenta o bairro da Compensa: “Moro no bairro ao lado da Compensa, Nova Esperança, então sempre reconheci ali um lugar repleto de histórias, em que a violência está muito  presente, mas que ao mesmo tempo não apaga o senso de humor das pessoas, e uma maneira muito próxima e até doce de se relacionar com o outro. Sempre me pareceu um lugar especial, de relações complexas, e que funciona como um microcosmo potente do que é a cidade de Manaus e as suas muitas contradições”, explica. 

O Tempo Passa é o segundo curta-metragem dirigido por Bauer, que neste ano lançou outro filme, Obeso Mórbido, em que divide a direção com Ricardo Manjaro.

com informações de assessoria

‘Pés de Peixe’: jornada do herói made in Amazônia

Conheci o cinema do diretor amazonense Aldemar Matias por meio de uma amiga que dizia que ainda o veríamos assinando um original nos grandes serviços de streaming. Alguns anos se passaram e pude contemplar o trabalho do diretor ao lado de Larissa Ribeiro na tela da...

‘Amazonas, O Maior Rio do Mundo’: imagens intrigam e revelam as contradições da Amazônia

Como explicar a experiência de ver, em uma sessão até agora única, um filme de um pioneiro do cinema, dado como perdido há mais de 100 anos, que retrata justamente a região onde você vive – e você até está dentro de um dos cenários da obra?   Sobretudo, como explicar...

‘Prazer, Ana’: o terror de uma noite qualquer

Uma noite qualquer para dezenas de pessoas em uma mesa de bar. Mais uma cerveja, mais uma cadeira, mais alguém chegando, mais vozes ao redor, mais conversa para jogar fora, mais uma marchinha de carnaval na caixa de som. O mais banal dos cenários para a mais comum das...

‘O Desentupidor’: um olhar anárquico sobre a invisibilidade social

Jimmy Christian é um dos mais prolíficos realizadores da cena amazônica. Semelhante aos Gremlins do filme homônimo de Joe Dante da década de 80 que se reproduziam em abundância no primeiro contato com a água, Jimmy produz roteiros e curtas sempre que uma nova ideia...

‘Meus pais, Meus atores preferidos’: o pessoal pode ser coletivo

O curta Meus pais, meus atores preferidos, de Gabriel Bravo de Lima, é o segundo trabalho do diretor - o primeiro foi “No Dia Seguinte Ninguém Morreu”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Olhar do Norte 2020. O ponto de partida foi realizar uma série de...

‘Controle’: curta peca ao não amarrar tantos caminhos possíveis

O formato de curta-metragem pode ser revelador. Escancaram-se os pontos fortes dos cineastas – mas também se encontram suas fraquezas. Porque a duração é apertada, o curta exige um tratamento econômico. Cabe a diretores, roteiristas e montadores dar conta do que quer...

‘Ensaio de Despedida’ e as relações sob o microscópio

Em um apartamento, quatro personagens se revezam em uma corda-bamba entre o real e a encenação. Mas, não seria a encenação também real? Afinal, todo mundo tem um mundo de personas em si. No filme realizado pelo Ateliê 23, os talentos de Júlia Kahane, Taciano Soares,...

‘Alexandrina — Um Relâmpago’: releitura imagética da mulher negra e amazônica

Existe um apagamento da história negra na Amazônia, o qual sutilmente a professora de história e pesquisadora Patrícia Sampaio denomina de silenciamento. O trabalho que ela desenvolve em seu núcleo de pesquisa acadêmica na Universidade Federal do Amazonas escoa em...

‘Cem Pilum – A História do Dilúvio’: animação valoriza a importância das lendas

“No tempo antigo era muito violento. Existiam mais animais ferozes do que pessoas, e Deus Criador quis acabar com as cobras, onças e outros animais. Então ordenou o dilúvio”. Essa é a sinopse do mais novo grande filme de Thiago Morais, lenda e notório nome do...

‘Galeria Decolonial’: a construção de um olhar singelo sobre a Amazônia

O poeta e pesquisador paraense Paes Loureiro, ao se debruçar sobre a cultura amazônica, destaca alguns pontos que considera essenciais sobre o que é viver na região, dentre eles: o devaneio, a paisagem mítica e o lúdico presente no despertar imaginativo sobre os...