A vaga do audiovisual do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) perdeu dois dos cinco candidatos inscritos nesta quarta-feira (6). Carlos Garcia e Zeudi Souza estão fora da disputa após não terem comparecido ao Seminário de Introdução promovido pelo órgão para esclarecer sobre as atuações dos conselheiros e como funciona o Concultura. A informação foi confirmada pelo presidente do órgão, Márcio Souza.

A eliminação imediata do candidato pelo não comparecimento no seminário era prevista no edital da eleição, publicado pelo Concultura no dia 13 de abril de 2015. No artigo 5, item 5.2, se lê: “durante o dia 06 de Maio de 2015, na Escola de Serviços Públicos Municipal, localizada na Av. Professor Nilton Lins, nº 3259, Bloco D – Parque das Laranjeiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h será realizado um Seminário de Introdução ao Conselho de Cultura onde serão efetuados cursos e palestras acerca das matérias tratadas pelo Conselho Municipal de Cultura, bem como sua forma de procedimentos internos entre outros assuntos. A presença dos candidatos aptos à participar das eleições é obrigatória, e sua ausência incorrerá em imediata eliminação”.

Perguntado pelo Cine Set sobre a eliminação, Carlos Garcia disse que está com a esposa internada num hospital e que a troca de acompanhante o atrasou. Ele pretende consultar um advogado, pois pode provar o que alega. “Achei uma arbitrariedade, pois o edital não diz que o atraso eliminaria e sim a ausência. [O pessoal do Concultura] me disse que [a não-autorização da entrada de pessoas atrasadas] foi um pedido dos presentes, mas não disse quem liderava. Essa conduta com certeza ocorreu com intenção de eliminar pessoas bem antes do pleito”. Ele comentou que ainda deve manifestar publicamente apoio a outra candidatura.

Zeudi Souza informou não ter ido ao evento por conta da chuva que caiu em Manaus na hora do seminário. “Acabei tendo um problema em casa. Vou verificar a possibilidade de recurso”, explicou. Ele ainda disse não ter planos de apoiar outras candidaturas. “A classe é muito dividida e ninguém entra em um consenso. Se eu não conseguir voltar à disputa, não irei votar”, concluiu.