Os críticos de Nova York elegeram “Carol” como o melhor filme de 2015. A produção ainda venceu nas categorias de Melhor Direção para Todd Haynes e Melhor Roteiro e Direção de Fotografia. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira.

Apesar do filme ser estrelado pelas elogiadas Cate Blanchett e Rooney Mara, “Carol” não levou nenhum prêmio nas categorias de atuação. Pelo desempenho em “Spotlight”, Michael Keaton ganhou como Melhor Ator e Saoirse Ronan faturou em Melhor Atriz, por “Brooklyn”. Já Kristen Stewart repetiu o feito do César e venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo trabalho em “Acima das Nuvens”, enquanto Mark Rylance é o Melhor Ator Coadjuvante, por “Ponte dos Espiões”.

Como não poderia deixar de ser, “Divertida Mente” confirmou o favoritismo como Melhor Animação, enquanto “Timbuktu” surpreendeu ao vencer Melhor Filme Estrangeiro. O húngaro “O Filho de Saul”, entretanto, não ficou de mãos vazias com a vitória na categoria de Melhor Filme de Diretor Estreante para László Nemes.

A categoria de Melhor Documentário ficou com “In Jackson Heights”. Por fim, o compositor Ennio Morricone e a dupla William Becker e Janus Films levaram prêmios pela carreira.

VEJA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES DO PRÊMIO DOS CRÍTICOS DE NOVA YORK: 

Melhor Filme: Carol
Melhor Direção: Todd Haynes, por Carol
Melhor Ator: Michael Keaton, por Spotlight
Melhor Atriz: Saoirse Ronan, por Brooklyn
Melhor Ator Coadjuvante: Mark Rylance, por Ponte dos Espiões
Melhor Atriz Coadjuvante: Kristen Stewart, por Acima das Nuvens
Melhor Animação: Divertida Mente
Melhor Filme Estrangeiro: Timbuktu
Melhor Filme de Diretor Estreante: O Filho de Saul, de Laszló Nemes
Melhor Documentário: In Jackson Heights
Melhor Roteiro: Carol
Melhor Direção de Fotografia: Carol