A atriz Carrie Fisher, imortalizada no cinema como a princesa Leia de Star Wars, faleceu nesta terça-feira, 27 de dezembro, dias após sofrer um ataque cardíaco durante um voo de Londres para Los Angeles. A informação foi confirmada pela família da atriz, segundo a revista “People”.

Filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds, Carrie conquistou o estrelato na segunda metade da década de 1970, ao dar vida à mais importante personagem feminina da saga espacial de George Lucas. Na pele da princesa Leia Organa, ela participou de cinco filmes da série Star Wars – toda a trilogia original, mais os recentes O Despertar da Força (2015) e Rogue One: Uma História Star Wars, desse ano –, além de atuar em filmes como Shampoo (1975), de Hal Ashby, Hannah e Suas Irmãs (1986), de Woody Allen, e Harry e Sally: Feitos um para o Outro (1989), de Rob Reiner.

Além de atuar, ela também era escritora, tendo sido autora do romance e do roteiro de Lembranças de Hollywood (1990), de fundo autobiográfico, que ganharia uma versão para a telona dirigida por Mike Nichols e estrelada por Meryl Streep, além da autobiografia propriamente dita Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher, lançado neste ano. Fisher deixa uma filha, Billie Catherine, fruto do casamento com o empresário Bryan Lourd. Ela também foi casada com o cantor e compositor Paul Simon.