O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado nesta terça-feira (5) em grande estilo no Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, 279, no Centro de Manaus. A programação terá a exibição de filmes com temáticas ambientais e a abertura da exposição fotográfica “Mawe”, de Marcos Amend.

A primeira atração da noite será a sessão de cinema no espaço do Cine Casarão. Os filmes amazonenses escolhidos para a programação são os seguintes: “H2O”, de Moacyr Massulo, “Anavilhanas”, de Carolina Fernandes, e “Inteligência é Fundamental”, de Michelle Andrews. A projeção começa a partir das 19h.

Em seguida, às 19h30, haverá a abertura da exposição “Mawe”. Já às 20h, Marcos Amend realiza a palestra “Prazeres e Desafios da Fotografia de Natureza no Brasil”. Natural de Curitiba, o fotógrafo alia o talento profissional à conservação do meio ambiente. Em busca de registrar belas imagens e promover a proteção de ambientes naturais, percorreu os cantos mais remotos do Brasil e do mundo. Viveu por quase dois anos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde iniciou seu trabalho de registro das paisagens e culturas amazônicas. Sua fotografia é reconhecida pelo extremo cuidado técnico e estético. Atualmente, colabora com livros, revistas e bancos de imagens, além de realizar expedições, cursos e workshops de fotografia outdoor ao redor do mundo.

“Já acostumei com esse comportamento da mãe natureza: ela nem sempre dá o que você quer. Mas, se estiver em sintonia, ela sempre dá o que você precisa”, declarou. “Quando penso nos motivos que me levaram à fotografia, sempre lembro da frase proferida pelo Ansel Adams, fotógrafo americano e grande responsável pela inspiração inicial que me arrebatou para a documentação fotográfica da natureza: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos, as pessoas que amamos”, completou.

VEJA OUTRAS FOTOS DE MARCOS AMEND:

Facebook Comments