A atriz australiana Cate Blanchett presidirá o júri do 71º Festival de Cannes, que ocorre entre 8 e 19 de maio de 2018 na Riviera Francesa, informou a organização do evento nesta quinta-feira (4).

Estrela de Hollywood e vencedora de dois Oscars (‘Blue Jasmine’ e ‘O Aviador’), Blanchett é uma das atrizes mais engajadas na luta contra o assédio sexual e lançou recentemente, com Natalie Portamn e Meryl Streep, a iniciativa Time’s Up, um fundo de apoio a homens e mulheres que foram sexualmente assediados.

Aos 48 anos, ela é a 12ª mulher a presidir o júri de Cannes, quatro anos depois da diretora neo-zelandesa Jane Campion. Ela assume o posto do cineasta Pedro Almodóvar, presidente do corpo de jurados do festival no ano passado.

“Eu estive em Cannes com muitas formas ao longo dos anos; como atriz, produtora, no mercado, na Gala-esfera e na competição, mas nunca exclusivamente pelo grande prazer de assistir a toda a riqueza de filmes que este festival abriga”, disse a atriz em comunicado divulgado pelos organizadores do festival.

Ainda no comunicado, o presidente do festival, Pierre Lescure, e o diretor-geeral, Thierry Frémaux, disseram que Cate Blanchett foi escolhida por ser uma “mulher apaixonada e grande espectadora”.

O festival

O 71º Festival de Cannes vai acontecer de 8 a 19 de maio, terminando em um sábado com o anúncio da Palma de Ouro, em vez de em um domingo, como era habitual.

O anúncio dos vencedores foi adiantado em um dia, para o sábado à noite, para de “aumentar o seu prestígio e dar ao filme de encerramento uma melhor exposição”, informou a organização.

Na última edição, o júri presidido pelo diretor espanhol Pedro Almodóvar concedeu a Palma de Ouro a “The square”, do sueco Ruben Östlund, uma sátira sobre a burguesia ocidental.