Na última década, que ações têm sido feitas para fomentar as Artes Visuais em algumas das principais capitais do Norte? O que são Políticas Públicas e Políticas Culturais? Debater e contribuir para responder essas e outras questões é o objetivo do projeto Escalas Amazônicas: Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas, que ocorre nesta sexta, 16, a partir das 14h, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas.

A atividade faz parte da 13ª edição do ‘Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais’. O projeto Escalas Amazônicas passa pelas capitais Belém-PA, Rio Branco-AC e Manaus, com debates sobre os investimentos governamentais em artes visuais na última década.

Além das discussões centrais sobre as políticas públicas adotadas para fomentar o setor artístico, realizadas nas três cidades, Manaus terá uma palestra para debater sobre a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Concluídas as ações presenciais, os conteúdos serão organizados em forma de livro impresso e virtual com distribuição gratuita.

Programação em Manaus:

1. Tema: Política Pública para quem?

Apresentação de Monique Menezes, doutora e mestre em Ciência Política (IUPERJ); professora de Ciência Política da graduação e do mestrado da Universidade Federal do Piauí (UFPI); e secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Teresina;

2. Artes Visuais em Manaus

Apresentação de Rômulo Nascimento, doutorando em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/UERJ) e mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA);

3. Questão latente: Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Apresentação de Paulo Cezar Freire, conselheiro municipal de cultura de Audiovisual (Manaus) e realizador audiovisual.

SERVIÇO

O quê? Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas.

Quando? Sexta-feira, 16 de dezembro, a partir das 14h.

Onde? Centro de Artes da Ufam, localizado na Rua Monsenhor Coutinho, nº 724 – Centro.

com informações da assessoria da Ufam