Cheryl Boone Isaacs conseguiu se reeleger, nesta terça-feira (4), presidente da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade responsável pelo Oscar. Essa é a terceira eleição consecutiva vencida pelo executiva de marketing. Cada mandato dura um ano e a pessoa pode tentar a reeleição por até quatro vezes.

Terceira mulher a comandar a Academia de Hollywood (Bette Davis em 1941 e Fay Kanin entre 1979 a 1983), Cheryl Boone Isaacs tem como principal meta diversificar a entidade. Para tanto, ela busca trazer mais integrantes de fora dos EUA com novas visões de cinema, além de incentivar o ingresso de pessoas mais jovens.

Durante a crise instituída neste ano com a pouca participação de negros e mulheres como protagonistas dos indicados ao Oscar, a executiva teve papel fundamental para acalmar os ânimos. Cheryl Boone Isaacs defendeu a Academia ao argumentar que o problema da falta de diversidade é um problema da produção norte-americana em geral, sendo a premiação apenas um reflexo disso.

Cheryl Boone Isaacs terá Jeffrey Kurland como primeiro vice-presidente, enquanto John Bailey, Kathleen KennedyBill Kroyer serão seus substitutos. Jim Gianopulos será o tesoureiro, enquanto Phil Robinson será o secretário-executivo da Academia de Hollywood.

• LEIA TAMBÉM: Feminismo em alta no cinema