A China superou a América do Norte e se tornou o maior mercado cinematográfico do mundo no primeiro trimestre de 2018, graças, principalmente, aos filmes locais, segundo dados chineses e americanos.

As vendas de ingressos na China chegaram a 20,21 bilhões de yuans (3,17 bilhões de dólares) entre janeiro e março, de acordo com o órgão especializado China Movie Data Information Network. Na América do Norte, a arrecadação foi de 2,8 bilhões de dólares, segundo a revista americana Variety.

Cerca de 75% das bilheterias na China foram geradas por filmes chineses. Entre os 10 filmes mais bem sucedidos estão sete produções locais, cinco delas no topo da lista.

“Operação Mar Vermelho”, um blockbuster sobre uma missão anti-pirataria do exército chinês no Mar Vermelho, ocupa a primeira posição, com 3,6 bilhões de yuans.

Os grandes filmes de Hollywood, como “Pantera Negra” ou o filme de ficção científica “Círculo de Fogo: a Revolta”, também tiveram bons resultados.

O Ano Novo chinês, período de férias durante o qual muitas pessoas aproveitam para ir ao cinema, contribuiu para o aumento da arrecadação durante esses dias.

A China ainda é um mercado essencial para os estúdios de Hollywood. Os blockbusters são muito bem sucedidos, apesar de Pequim limitar o número de filmes estrangeiros exibidos nos cinemas.

da Agência France Press

Facebook Comments