Christian Bale acertou tanto nos últimos anos com sucessos como a trilogia “Batman”, “O Vencedor”, “A Grande Aposta” e “Trapaça” que se torna difícil lembrar dos fracassos da carreira dele. “O Exterminador do Futuro – A Salvação” foi um deles. O longa pretendia revitalizar a franquia após a baixa repercussão de “A Rebelião das Máquinas”, de 2003, mas, não obteve êxito nem com o público muito menos com a crítica.

Em entrevista ao site ‘Happy Sad Confused’, o ator lembrou de quase não fez o filme. “Disse ‘não’ três vezes. Pensei ‘não tem história aí’. Mas quando as pessoas começaram a verbalizar isso para mim, comecei a pensar ‘ah, é mesmo? Está bem, veja isso então’. Esse foi um dos motivos da escolha”, declarou.

As filmagens de “O Exterminador do Futuro – A Salvação” ficaram marcadas por uma briga vazada na internet de Christian Bale com membros da equipe. Aos gritos, ele disse a um profissional que passou por trás da atriz Bryce Howard Dallas durante a gravação de uma cena: “Se você fizer isso mais uma vez eu não piso mais neste set se você ainda estiver contratado!”, Bale urra em uma das poucas passagens publicáveis do trecho. Mais tarde, ele grita: “você quer que eu vá até aí e quebre a suas luzes? Você quer que eu vá e as estrague?… Então por que você está estragando a minha cena?”.

O ator ganhador do Oscar disse que a ocasião foi um grande aprendizado na vida profissional dele. “Essa foi uma ocasião muito incomum, uma grande lição para mim. Lembra daquela cena em que Linda Hamilton enlouquece no segundo O Exterminador do Futuro? Pensamos que deveríamos canalizar algo assim em algum ponto do filme e essa foi a cena em que estávamos fazendo isso. Não importa o quanto você se descontrola numa cena, você não deve se permitir ter um comportamento desses. E, claro, tenho um enorme arrependimento com relação a isso”, disse.