Seu filme favorito entra em cartaz. Você compra os ingressos para assistir na pré-estreia, sem riscos de spoilers e ansiedade controlada. Hype lá em cima. Pipoca e refrigerante em mãos, você entra na sala e espera a projeção começar.

O que poderia acabar com esse momento?

O Cine SET selecionou cinco situações que estragam qualquer ida ao cinema. Se você já vivenciou alguma delas ou outras, conta nos comentários a sua experiência.

1. Ar condicionado não funciona

Manaus é uma cidade que parece ter um sol para cada cidadão. Nesse ritmo, estar no cinema é uma oportunidade de relaxar contemplando a sétima arte e aproveitando a brisa do ar condicionado. O problema é quando o ar está fraco ou simplesmente não funciona mais.

A aglomeração de muitas pessoas em um ambiente pequeno, fechado e abafado amplifica ainda mais o calor, o que prejudica bastante a experiência cinéfila.

2. Problemas no 3D e na projeção

Muitos prováveis campeões de bilheteria só possuem cópias disponibilizadas em 3D. Isso pode ser inconveniente se 1) você usa óculos e não enxerga direito sem eles ou 2) quando o filme passou pelo processo de conversão para 3D após o término das filmagens e apresenta uma qualidade inferior. Pior ainda é quando os óculos para esse tipo de projeção vêm com manchas, sujeiras na lente e não funcionam como deveriam.

Outra situação são problemas no projetor e nos equipamentos de som durante a exibição do filme. O contratempo pode estar na iluminação, no uso da janela errada, a projeção estar fora de foco. Qualquer uma destas opções já é suficiente para frustrar a ida ao cinema.

3. Pessoas que conversam durante o filme

Um comentário ou outro durante o filme, sem problemas. A questão é quando a pessoa perde a noção de onde está e fica conversando ao longo de toda a projeção. Essa espécie de espectador sempre sabe o que vai acontecer, tem opiniões formadas sobre a sequência e a necessidade de expor suas teorias. Algo incômodo e inconveniente, principalmente, se esses comentários vêm acompanhados de spoilers.

4. Pessoas que confundem cinema com estádio

Faz parte da ida ao cinema a emoção coletiva. O incômodo é quando as pessoas esquecem o lugar que estão, o objetivo principal da experiência cinéfila e deixam-se levar pelo momento. Os gritos, aplausos, assobios e palmas têm seu espaço, mas fazê-lo a cada possível movimento “badass” do personagem pode estragar a imersão de quem está ao seu lado e quer apenas aproveitar o que está na tela, sem interações.

5. Pouco espaço entre as fileiras

Algumas salas possuem pouco espaço entre as fileiras. Isso pode gerar uma série de aborrecimentos: primeiro que o pé da pessoa que está atrás de você esbarra constantemente na sua poltrona. O que não vem a ser um grande problema, apesar de ser um pouco irritante.

A questão é quando esse mesmo indivíduo decide apoiar o pé na sua poltrona. Você fica chacoalhando a cada vez que o pé é posto e tirado da cadeira. Pior se a pessoa tem o costume de tremer a perna.

Uma situação capaz de estragar qualquer filme.