uma thurman ninfomaniaca

MELHOR CENA DO ANO PELO CINE SET
  1. Invasão da Sra. H na casa de Joe – Ninfomaníaca – Volume 1 (4 votos)
  2. Primeira noite de sexo entre Theodore e Samantha – Ela (3 votos)
  3. Mercúrio salva Magneto, Professor Xavier e Wolverine – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (3 votos)

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Caio Pimenta
  1. Sequência do Avião – Relatos Selvagens
  2. Leonardo DiCaprio desiste de sair da empresa após apoio dos companheiros – O Lobo de Wall Street
  3. Estúdio capta os movimentos de Robin Wright – O Congresso Futurista
  4. Briga entre irmãos na Alemanha – Praia do Futuro
  5. June Squibb xinga todo mundo no cemitério – Nebraska
  6. Primeira noite de sexo entre Theodore e Samantha – Ela
  7. Star Lord escuta Come and Get Your Love em planeta perigoso – Guardiões da Galáxia
  8. Vitruvius tira conclusão sobre a mente de Emmet – Uma Aventura Lego
  9. Rene Russo comanda edição de imagens de telejornal – O Abutre
  10. Invasão da Sra. H na casa de Joe – Ninfomaníaca – Volume 1

Comentários

O cinema argentino precisava de uma porrada e, logo de cara, “Relatos Selvagens” faz isso com um momento capaz de prender o espectador imediatamente na melhor produção latina do ano. Já Martin Scorsese leva a insanidade do mercado financeiro e dos banqueiros ao clímax com uma comemoração insana em “O Lobo de Wall Street”, ressaltando como fora da realidade vivem aquelas pessoas. Ari Forman traz a banalidade de Hollywood na ficção científica “O Congresso Futurista” e mostra como as pessoas são descartáveis na indústria do cinema.

A briga entre Wagner Moura e Jesuíta Barbosa em “Praia do Futuro” é tudo o que o filme quer ser, mas, não consegue; June Squibb mostra nesta cena que merecia o Oscar muito mais que Lupita Nyong’o; sem um único beijo e toque, “Ela” traz a cena mais romântica do cinema em 2014. Os momentos escolhidos de “Guardiões da Galáxia” e “Uma Aventura Lego” sintetizam duas surpresas do ano marcadas pelo desprendimento e bom humor.

Um jornalista formado assistir Rene Russo em “O Abutre” é se envergonhar da profissão por saber como tantos casos semelhantes são vistos na vida real; por fim, Uma Thurman salva Lars Von Trier de deixar “Ninfomaníaca” como um filme para lá de irregular.

12 anos de escravidão patsey

Diego Bauer
  1. Açoitamento de Patsey – 12 Anos de Escravidão
  2. Mark Hanna cantando para Belfort – O Lobo de Wall Street
  3. Llewyn Davis tocando uma música para o produtor Bud Grossman – Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum
  4. Cena final – O Passado
  5. Encontro da Sra. H. com o marido – Ninfomaníaca – Vol. 1
  6. Tiro em Oscar Grant – Fruitvale Station – A Última Parada
  7. Sequência final – O Lobo Atrás da Porta
  8. Cooper volta à nave e revê os vídeos dos filhos – Interestelar
  9. Primeira vez de Theodore e Samantha – Ela
  10. Cena final – Ninfomaníaca – Vol. 2

Comentários 

As cinco primeiras cenas me impactaram muito. Porém, não foi difícil decidir qual seria a primeira colocada. O açoitamento de Patsey é a cena mais dura do cinema nos últimos anos, ao mesmo tempo que é completamente necessária a história, cumprindo papel narrativo importante. Lupita Nyong’o merecia todos os prêmios do mundo por este momento de brilhantismo. Não cabe mais falar do ressurgimento de Matthew McConaughey: isso é uma realidade e já há algum tempo. Ainda assim, observar como ele compôs essa figura grotesca em “O Lobo de Wall Street” é impactante, e tudo isso pode ser resumido na hilária cena entre ele e DiCaprio, um momento que já nasceu antológico.

Às vezes não é a cena em si que impressiona, mas sim a maneira como a história te conduz para aquele momento, dando o verdadeiro significado ao acontecimento. E um belo exemplo disso é essa cena em Inside Llewyn Davis, conduzida de maneira milimétrica pelos Irmãos Coen. Muita gente se esquece que o cinema é uma arte que envolve sutilezas. Com um movimento de câmera simples e um pequeno gesto, Farhadi criou um dos momentos mais belos do cinema em 2014. É uma pena que muita gente não compreenda o cinismo de Lars von Trier e não tenham entendido que Ninfomaníaca Vol. 1 é uma piada, uma graça oriunda de um diretor que pouco se importa se será ou não mal interpretado. A melhor piada do filme é a personagem de Uma Thurman, responsável por uma cena bizarramente brilhante.

A crueza com que Coogler desenvolve este momento transforma essa cena num retrato devastador sobre como o preconceito racial é um dos males mais perigosos da nossa sociedade. Trabalho excepcional de Jordan. Se O Lobo Atrás da Porta é o filme brasileiro mais bem sucedido do ano, muito disso se deve à sequência final do filme, deixando o filme muito mais contundente e potente, ancorado numa performance surpreendente de Leandra Leal. Apesar de estar longe de ser um filme ruim, Nolan errou muito em Interestelar. Entretanto também tem méritos de ter criado uma das cenas mais bonitas do ano: o emocionante “reencontro” de Cooper com os seus filhos através das mensagens de vídeo, anos depois de terem se despedido. Momento dramático de primeiro nível.

Ela trata, dentre outros assuntos, sobre o significado das relações entre as pessoas, e questiona as verdades absolutas que envolvem o significado de relacionamento amoroso. Uma cena que traduz isso em imagens (no caso, falta de imagens) é a primeira vez de Theodore (Joaquin Phoenix) e Samantha (Scarlett Johansson), um momento verdadeiramente bonito, com sentimentos de verdade. Não é isso o que importa? Se no primeiro volume Lars von Trier só queria se divertir, na segunda parte ele optou por desenvolver de fato a história da sua protagonista, criando um filme amargo e pessimista, como sempre. E a cena final é mais uma prova da genialidade do diretor, que novamente não faz concessões de nenhum tipo ao público.

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Gabriel Oliveira
  1. Samantha guia Theodore por um passeio às cegas – Ela
  2. Ponto de vista de Mercúrio durante um tiroteio – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido
  3. Segmento da Sra. H – Ninfomaníaca – Volume 1
  4. Monólogo da cool girl e o sexo sangrento entre Amy e Desi – Garota Exemplar
  5. Jordan e Donnie brigam sob efeito de drogas – O Lobo de Wall Street
  6. Cena final – O Homem Duplicado
  7. Última conversa entre Mason e a mãe – Boyhood – Da Infância à Juventude
  8. Patsey e o sabonete – 12 Anos de Escravidão
  9. Vagão da sala de aula – Expresso do Amanhã
  10. Segundo beijo entre Leonardo e Gabriel – Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Nunca imaginei que uma das listas mais complicadas de concluir neste fim de ano seria a de melhores cenas. Minha primeira versão incluía pelo menos uns vinte grandes momentos do que assisti em 2014, mesmo de filmes menores e irregulares, como o destino de Gwen Stacy em O Espetacular Homem-Aranha 2 ou o momento em que Mark Ruffalo vê uma banda imaginária em Mesmo Se Nada Der Certo. No meu “top 10” definitivo, porém, acabei optando por incluir cenas que me impressionaram seja pela qualidade técnica ou pelo momento inesperado em que surgem ou, ainda, por terem conquistado um espaço marcante na minha memória afetiva.

Portanto, entraram no ranking o apuro visual da melhor sequência de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, em que Mercúrio consegue se mover muito mais rápido do que qualquer coisa ao seu redor, além da profusão de cores e a súbita ação na sala de aula de Expresso do Amanhã. Já a cota de bizarrices (no bom sentido?) fica por conta do capítulo protagonizado pela histérica e traída Uma Thurman em Ninfomaníaca – Volume 1 e o final insólito de O Homem Duplicado – porque nada me preparou para aquele último plano.

Passando das bizarrices às risadas, ver Leonardo DiCaprio quase paralisado sob efeito de drogas lutar com Jonah Hill e se inspirar com o Popeye na TV é apenas um dos vários grandes momentos de O Lobo de Wall Street. Mais chocante e menos engraçada é a cena de sexo mais mórbida de 2014, com direito a um banho de sangue quase gore protagonizado pela implacável personagem de Rosamund Pike em Garota Exemplar – que ainda conta com o melhor monólogo do ano quando fala sobre “cool girls”.

Por fim, momentos dolorosos e emocionantes como a pobre Patsey se humilhando por conta de um sabonete em 12 Anos de Escravidão e a mãe de Mason em Boyhood – Da Infância à Juventude desabando pela primeira vez e lamentando que todos os grandes momentos da sua vida tenham passado tão rápido. Balanceando a emoção com uma dose de fofura, o último beijo entre Leonardo e Gabriel em Hoje Eu Quero Voltar Sozinho sela o rumo de um filme sensível em sua abordagem.

O topo da lista, porém, fica mesmo para o passeio em que o sistema operacional com a voz de Scarlett Johansson conduz Joaquin Phoenix através de uma praça em Ela e os dois giram em clima de alegria, estreitando a relação que cresce entre eles aos nossos olhos.

Finalmente, só pra não deixar passar em branco, algumas menções honrosas, como a divertida dancinha do bebê Groot nos créditos finais de Guardiões da Galáxia, o tenso resgate de Peeta e Johanna em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, June Squibb levantando a saia em pleno cemitério em Nebraska, o final de Era Uma Vez em Nova York (a melhor coisa do filme), Elsa construindo seu castelo de gelo ao som de Let It Go em Frozen (e garantindo sua presença nos nossos ouvidos pelo resto do ano) e todo o constrangimento do discurso de Anne Hathaway sobre o amor em Interestelar – inesquecível sim, pena que pelos motivos errados.

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Ivanildo Pereira
  1. Cena de sexo entre Amy e Desi se transforma em assassinato – Garota Exemplar
  2. Mercúrio e o tiroteio na cozinha – X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido
  3. Leonardo DiCaprio e Jonah Hill sob efeito de drogas – O Lobo de Wall Street
  4. Cena de abertura – Planeta dos Macacos: O Confronto
  5. Llewyn Davis canta para o executivo Bud Grossman – Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum
  6. Luta no vagão e o garotinho com uma tocha – Expresso do Amanhã
  7. Solomon Northup pendurado pelo pescoço por vários minutos – 12 Anos de Escravidão
  8. Plano final – O Homem Duplicado
  9. Eva Green topless – 300: A Ascensão do Império
  10. Come and Get Your Love – Guardiões da Galáxia

Tive vários motivos para escolher as 10 cenas mais marcantes de 2014, segundo a minha opinião. Então vamos lá: o final de O Homem Duplicado é assustadoramente inesquecível. A abertura de Guardiões da Galáxia, com o Senhor das Estrelas dançando ao som daquela canção, já nos coloca no clima divertido do filme. A cena entre DiCaprio e Hill foi o momento mais engraçado do ano. A cena de 12 Anos de Escravidão foi o mais aflitivo do ano. E a de Balada de Um Homem Comum foi um momento ao mesmo tempo tocante e engraçado, algo que nem sempre é possível de ser feito.

A cena de Expresso do Amanhã realmente me fez fechar o punho e levantá-lo, e esse gesto foi acompanhado de um palavrão – é assim que consigo descrever o quanto ela me empolgou. O início de Planeta dos Macacos é um momento de puro cinema, com sons, música e imagens destinados a um grande impacto emocional. E num ano em que Scarlett Johansson apareceu nua num filme pela primeira vez, não deixa de ser surpreendente que o topless da francesa Eva Green acabou chamando mais a atenção, provavelmente porque 300 fez muito mais sucesso de bilheteria – e ela ainda completou seu 2014 desinibido com Sin City: A Dama Fatal…

A cena de Mercúrio em X-Men é, além de um prodígio técnico, um primor de humor e de construção de um personagem marcante. E o assassinato em Garota Exemplar é inesquecível mesmo para quem não gostar do filme – ali Fincher busca se igualar a Hitchcock e a cena do chuveiro, e sua ambição é correspondida. Poucas vezes no cinema o binômio “sexo = morte” foi melhor visualizado do que naquela cena.

ninfomaniaca volume 2

Renildo Rodrigues
  1. Joe  vai para a cama com dois homens… animados – Ninfomaníaca – Volume 1
  2. Theodore “transa” com Samantha – Ela
  3. Patsey  se desespera ao explicar o sumiço repentino da fazenda de Epps – 12 Anos de Escravidão
  4. Jordan Belfort anuncia sua saída da empresa que fundou, mas pensa melhor – O Lobo de Wall Street
  5. Amy volta para casa após o suposto sequestro – com sangue da cabeça aos pés – Garota Exemplar
  6. Konrad canta para Donato o clássico do brega francês, “Aline” – Praia do Futuro
  7. Mística tenta matar Trask em Paris e acaba por expor os mutantes ao mundo – X-Men – Dias de um Futuro Esquecido
  8. Sonho de Jiro Horikoshi – Vidas ao Vento
  9. Cooper e companhia desembarcam em um planeta coberto de água – Interestelar
  10. Manolo desce ao mundo dos mortos – e descobre que lá é carnaval o ano inteiro – Festa no Céu

2014, ano de tantas e tão atípicas situações, já acabou. O que nos leva a um de nossos esportes favoritos: contabilizar o que houve, de bom e de ruim, ao longo dos últimos doze meses de cinema. Não é uma tarefa fácil, o que não quer dizer que não seja divertida.

A primeira coisa a se notar é que este foi um ano de equilíbrio: longe de ter poucos filmes superiores, perdidos em um mar de mediocridades, 2014 foi um ano de estreias consistentes, mesmo que um pouco abaixo da cota esperada de grandes filmes. A segunda é que o “cinemão”, os filmes megaproduzidos, megacustosos, mega isso, mega aquilo, tiveram um desempenho pífio, muito aquém, em repercussão crítica e até de público, dos lançamentos independentes: Homem-Aranha engoliu o látego de Solomon Northup em 12 Anos de Escravidão – e não gostou.

Isso se reflete na seleção acima, onde escolhi 10 cenas que, independente da qualidade dos filmes – mais detalhes nas outras listas dessa semana – dão uma pequena amostra do ecletismo da produção cinematográfica neste ano turbulento.

ninfomaniaca uma thurman

Susy Freitas
  1. Segmento da Sra. H Ninfomaníaca – Parte 1
  2. Cena inicial – Garota Exemplar
  3. Ménage à trois – Ela
  4. Mercúrio no Pentágono – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
  5. Entrada no buraco negro – Interestelar
  6. Cena final – Amantes Eternos
  7. Tortura de Solomon Northup – 12 Anos de Escravidão
  8. Fragilidade da extraterrestre – Sob a Pele
  9. Invasão dos vagões da elite – Expresso do Amanhã
  10. Entrada no mundo de animação – O Congresso Futurista

Comentários

Dentre as cenas que ficaram na memória dos cinéfilos em 2014, elegi para o topo a breve e impactante participação de Uma Thurman como a esposa traída na primeira parte de Ninfomaníaca, tamanho o desconforto que o encontro da personagem com a protagonista e o marido causa no espectador. Em segundo lugar, vem o momento em que o protagonista de Garota Exemplar se pergunta o que se passa na cabeça da esposa, numa reflexão tão certeira que faz o público acreditar que irá assistir a uma espécie de encontro de Bergman com Hitchcock no filme (spoiler: não é isso que acontece, infelizmente…).

No quesito esquisitice, Ela, Amantes Eternos e O Congresso Futurista foram os destaques. O ménage à trois entre um homem, um sistema operacional e uma mulher que não deve se expressar para além das ordens do SO em Ela foi mais que um indicativo sobre o quão complexas (e bizarras) podem ser as relações humanas e inumanas! Já o final de Amantes Eternos nos lembra o quão brutais podem ser esses românticos seres mitológicos, enquanto que a entrada no mundo da animação em O Congresso Futurista estaria no topo da lista se ela fosse intitulada “Cenas mais psicodélicas de 2014”.

Os longos minutos da tortura de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) em 12 Anos de Escravidão chegam a ser tão marcantes quanto a tortura da escrava interpretada por Lupita N’yongo no filme. Colocar o protagonista a ponto de ser enforcado, apoiado apenas pelas pontas dos pés para que não morra, dá uma ideia do quão normalizada era a prática, assim como o grau absurdo de injustiça incutida nela. Uma fragilidade de outra natureza, embora também tocante, foi vista esse ano em Sob a Pele, nos momentos finais em que a outrora extraterrestre predadora de humanos, interpretada por Scarlett Johansson, mostra sua verdadeira e frágil aparência enquanto tenta fugir de um homem que a ataca na mata.

No subquesito “cinemão americano”, as cenas das peripécias do mutante Mercúrio no Pentágono em X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, a entrada da nave de Mathew McConaughey no buraco negro em Interestelar e a espetacular invasão dos vagões da elite em Expresso do Amanhã mostram que há ideias bem interessantes e originais que podem ser trabalhadas em filmes voltados ao entretenimento do grande público e fazerem com que esses filmes fiquem conosco para além dos 110 minutos de projeção.