MELHOR COADJUVANTE DO CINEMA EM 2018

  1. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”108 PONTOS
  2. Marjorie Estiano, “Todo Clichê de Amor”, “As Boas Maneiras” e “Paraíso Perdido” – 96 PONTOS
  3. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame Pelo Seu Nome”, “The Post” e “A Forma da Água”94 PONTOS
  4. Laurie Metcalf, por “Lady Bird”92 PONTOS
  5. Sam Eliott, por “Nasce uma Estrela”89 PONTOS


Caio Pimenta

  1. Marjorie Estiano, por “Todo Clichê de Amor”, “As Boas Maneiras” e “Paraíso Perdido”
  2. Michael B. Jordan, por “Pantera Negra”
  3. Alessandro Nivola, por “Desobediência”
  4. Jaloo, por “Paraíso Perdido”
  5. Laurie Metcalf, por “Lady Bird”
  6. Woody Harrelson, por “Três Anúncios Para um Crime
  7. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  8. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  9. Armie Hammer, por “Me Chame Pelo Seu Nome”
  10. Sam Rockwell, por “Três Anúncios Para um Crime”
Comentários

Marjorie Estiano se consolidou de uma vez por todas como grande atriz que é ao participar de três ótimos filmes nacionais em personagens completamente opostos. Michael B. Jordan não está aqui apenas pela ótima atuação, mas, também para homenagear um dos vilões mais ricos e complexos do cinema mundial dos últimos anos. Adoro bons atores em personagens discretos e, por isso, Nivola, Harrelson e Dafoe estão aqui. Já Jaloo é uma força hipnotizante em “Paraíso Perdido”, Laurie Metcalf o contraponto perfeito a Lady Bird, Armie Hammer a sedução em pessoa e Sam Rockwell encarna o idiota e bobão com alguma coisa que preste lá no fundo.


Camila Henriques

  1. Laurie Metcalf, por “Lady Bird”
  2. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  3. Barry Keoghan, por “O Sacrifício do Cervo Sagrado”
  4. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  5. Sam Elliott, por “Nasce Uma Estrela”
  6. Rachel McAdams, por “Desobediência”
  7. Awkwafina, por Podres de Ricos
  8. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  9. Mary J. Blige, por “Mudbound
  10. Sam Rockwell, por “Três Anúncios Para Um Crime”
Comentários

Os oscarizáveis realmente tiveram atuações memoráveis esse ano. Laurie Metcalf, Willem Dafoe, Lesley Manville, Mary J. Blige e Sam Rockwell tiveram, cada um, dinâmicas importantes com os protagonistas ao mesmo passo em que criaram trajetórias irrepreensíveis a seus respectivos papéis. Barry Keoghan roubou a cena, enquanto Rachel McAdams e Marjorie Estiano mostraram maturidade. Já Awkwafina foi hilária no sucesso surpresa do ano. Por fim, Sam Elliott foi puro coração em uma participação que poderia ser facilmente eclipsada pelo tamanho dos dois protagonistas.

Menções honrosas: Elizabeth Debicki, por “As Viúvas”; Armie Hammer, por “Me Chame Pelo Seu Nome”; Zoe Kazan, por “A Balada de Buster Scruggs”; Elisabeth Moss, por “The Square”.


Danilo Areosa

  1. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame Pelo Seu Nome“, “The Post” e “A Forma da Água
  2. Sam Elliot, por “Nasce Uma Estrela”
  3. Laurie Metcalf, por “Lady Bird”
  4. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  5. Rachel McAdams, por “Desobediência”
  6. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  7. Alessandro Nivola, por “Desobediência”
  8. Wilem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  9. Allison Janney, por “Eu, Tonya
  10. Armie Hammer, por “Me Chame Pelo Seu Nome”
Comentários

Michael Stuhlbarg mereceu o título de melhor coadjuvante do ano ao proferir poeticamente o monologo arrebatador de pai para filho em Me Chame Pelo Seu Nome. 2018 foi o ano das mães no cinema: Laurie Metcalf brilha na figura materna que transita entre o amor e ódio com tanta veemência e segurança; Allison Janey estabeleceu o cinismo e a ironia necessária para criar uma mãe detestável para a gente amar em Eu, Toyna. Já a brasileira Marjorie Estiano é força emocional da primeira parte de As Boas Maneiras como uma mãe de primeira viagem. Falando em emoção, Sam Elliot e Lesley Manville impuseram a racionalidade e a firmeza de seus personagens dentro dos dramas passionais centrais de Nasce Uma Estrela e Trama Fantasma. Por sua vez, Armie Hammer por Me Chame Pelo Seu Nome e Wilem Dafoe por Projeto Florida transmitiram segurança através dos seus personagens, sendo responsáveis pelas duas interpretações mais humanas de 2018. Por fim, Desobediência revelou que bela atriz dramática se tornou Rachel McAdams e o quanto é competente Alessandro Nívola na composição de uma figura introspectiva.

Menções Honrosas: Hermilla Guedes, por “Paraíso Perdido”; Tracy Letts, por “Lady Bird”; Sam Rockwell, por “Três Anúncios de Um Crime”, Bria Vinaite, por “Projeto Flórida”; Maria Martins por “As Herdeiras”.

Gabriel Oliveira

  1. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  2. Laurie Metcalf, por “Lady Bird”
  3. Vicky Krieps, por “Trama Fantasma”
  4. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  5. Sam Elliot, por “Nasce Uma Estrela”
  6. Elizabeth Debicki, por “As Viúvas
  7. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  8. Gabriel Byrne, por “Hereditário”
  9. Armie Hammer, por “Me Chame Pelo Seu Nome”
  10. Allison Janney, por “Eu, Tonya”
Comentários

Em Projeto Flórida, Willem Dafoe provou o que parecia impossível, dada a sua galeria prévia de personagens: ele também pode ser um homem extremamente carismático (ainda mais lidando com tantas tretas no dia-a-dia do hotel). Já Laurie Metcalf é a melhor coisa de Lady Bird, enquanto Vicky Krieps e Lesley Manville roubam a cena, cada uma a seu modo, em Trama Fantasma. De resto, performances multifacetadas, que sobrepõem diversas camadas de emoção e racionalidade, dividem o ranking, como Gabriel Byrne em Hereditário e Sam Elliot em Nasce Uma Estrela, bem como Elizabeth Debicki aproveitando seu momento de brilhar em As Viúvas.



Henrique Filho

  1. Michael B. Jordan, por Pantera Negra”
  2. Sam Elliot, por “Nasce Uma Estrela”
  3. Adam Driver, por “Infiltrado na Klan
  4. Millicent Simmonds, por “Um Lugar Silencioso
  5. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame pelo seu Nome”
  6. Letitia Wrjght, por “Pantera Negra”
  7. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  8. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  9. Mackenzie Davis, por “Tully”
  10. Sam Rockwell, por “Três Anúncios Para um Crime”
Comentários

Nem vou me estender em rasgar elogios, os atores e atrizes aqui listados chamaram a atenção de alguma forma nos filmes em que atuaram. Em alguns deles tivemos nomes já consagrados, e em outros revelações, como Letitia Wright que roubou a cena como Shuri em Pantera Negra e uma importante inclusão com Millicent Simmonds que fez um trabalho excepcional em Um Lugar Silencioso. E Mackenzie Davis merecia um maior reconhecimento no subestimado Tully.

Adam Driver faz bonito em Infiltrado na Klan e se consolida cada vez mais como um dos atores mais versáteis da atualidade, e Sam Elliot parte o coração de qualquer um com o seu olhar emocionado ao trocar as últimas palavras com o irmão em Nasce Uma Estrela. Mas pra mim nada foi melhor que o “vilão” Killmonger de Michael B Jordan e seu plano mais do que justificado.



Ivanildo Pereira

  1. Michael B. Jordan, por “Pantera Negra”
  2. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  3. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame Pelo Seu Nome”
  4. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  5. Rachel McAdams, por “Desobediência”
  6. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  7. Steven Yeun, por “Em Chamas
  8. Sam Elliot, por “Nasce Uma Estrela”
  9. Alex Wolff, por “Hereditário”
  10. Henry Cavill, por “Missão Impossível: Efeito Fallout”
Comentários

Na minha lista de coadjuvantes, um merecia ter levado o Oscar (Dafoe), um merecia ter sido indicado (Stuhlbarg) e Manville, felizmente, foi e segurou a barra contra ninguém menos que Daniel Day-Lewis. McAdams e Estiano realizaram os melhores trabalhos das suas carreiras. Yeun foi magnético – impossível tirar os olhos dele e do seu personagem misterioso. O veterano Elliot recebeu um papel que representou um verdadeiro presente e correspondeu. Cavill, enfim, foi bem utilizado no cinema, vivendo um tanque de guerra humano em alguns momentos de Fallout. Wolff em Hereditário simplesmente não consegue deixar a mente do espectador após a sessão. E Jordan viveu com gosto, carisma e força o melhor antagonista de um blockbuster desde o Coringa de Heath Ledger, um filme que foi merecidamente um fenômeno cultural – em boa parte por causa do ator.


Lucas Jardim

  1. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame pelo Seu Nome”
  2. Barry Keoghan, por “O Sacrifício do Cervo Sagrado”
  3. Sam Rockwell, por “Três Anúncios para um Crime”
  4. Armie Hammer, por “Me Chame pelo Seu Nome”
  5. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  6. Awkwafina, por “Podres de Ricos”
  7. Jennifer Jason Leigh, por “Aniquilação
  8. Adam Driver, por “Infiltrado na Klan”
  9. Hong Chau, por “Pequena Grande Vida
  10. Elizabeth Debicki, por As Viúvas”
Comentários

O que dizer de Michael Stuhlbarg? Desde que despontou em “Um Homem Sério”, o ator vem emplacando uma série de excelentes produções. Só este ano, participou de dois dos melhores lançados – “Me Chame pelo Seu Nome” e “A Forma da Água”. É no primeiro, como o pai do protagonista, que Michael tem a chance de cativar mais o público, inclusive sendo responsável pela melhor cena do filme (e minha preferida do ano). 2018 também foi ótimo para revelações femininas, com Marjorie Estiano redefinindo a dança sertaneja em “As Boas Maneiras”, Awkwafina roubando a cena em “Podres de Ricos” e Hong Chau sendo o centro emocional do louco “Pequena Grande Vida”.



Natasha Moura

  1. Jeon Jong-seo, por “Em Chamas”
  2. Barry Keaghan, por “O Sacrifício do Cervo Sagrado”
  3. Luciana Paes, por “O Animal Cordial
  4. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  5. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  6. Rachel McAdams, por “Desobediência”
  7. Mary J. Blige, por “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi”
  8. Alessandro Nivola, por “Desobediência”
  9. Bria Vinaite, por “Projeto Flórida”
  10. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame Pelo seu Nome”
Comentários

O que tem na água dos sul-coreanos? Ano passado foi Kim Min-hee, esse ano é Joen Jong-seo com uma atuação de embasbacar. Uma paulada. Barry Keaghan é outro coadjuvante que ofuscou seus parceiros com a melhor atuação do filme, e estamos falando de Colin Farrell e Nicole Kidman. Luciana Paes e Mary J. Blige, essa irreconhecível, foram duas grandes surpresas. Willem Dafoe, Michael Stuhlbarg e Alessandro Nivola são o suporte essencial para as respectivas tramas. A reinvenção de Marjorie Estiano nos relembra a potência dos nossos atores. E Rachel McAdams entrega tudo em “Disobediência”. Já a estreante Bria Vinaite fica tão à vontade na tela que parece “interpretar” ela mesma.



Pâmela Eurídice

  1. Sam Elliot, por “Nasce Uma Estrela”
  2. Sam Rockwell, por “Três Anúncios Por um Crime”
  3. Michael B. Jordan, por “Pantera Negra”
  4. Laurie Metcalf, por “Lady Bird”
  5. Henry Cavill, por “Missão Impossível: Efeito Fallout”
  6. Adam Driver, por “Infiltrado na Klan”
  7. Rachel McAdams, por “Desobediência”
  8. Marjorie Estiano, por “As Boas Maneiras”
  9. Adriana Esteves, por “Benzinho
  10. Jaloo, por “Paraíso Perdido”
Comentário

Eu tinha certeza que Rockwell encabeçaria essa lista até assistir a discussão entre Jackson e o irmão em Nasce uma Estrela. Esse foi o momento em que Elliot me fisgou. Rockwell é um dos grandes motores de Três Anúncios Para um Crime. O trabalho do corpo do ator é impressionante na produção. O mesmo se pode dizer de McAdams, Esteves e do estreante Jaloo. Esteves tal como Metcalf se mostra contida, firme, mas quando explode é precisa e uma verdadeira força da natureza. Esteves torna essencial a presença de sua personagem em Benzinho. Já Marjorie Estiano mostra o quanto amadureceu nesta década e está apta a participar de qualquer projeto. Mas Cavill, Driver e Jordan são os que mostram suas melhores performances. Missão Impossível veio resgatar Cavill e lhe dar vida longe dos desastres de Snyder enquanto Jordan nos presenteou com um vilão ambíguo e tangível. Driver nem preciso dizer que se tornou mais crush do que nunca com seu policial judeu cômico. Spike Lee arrancou o melhor que havia nele.



Rebeca Almeida

  1. Allison Janney, por “Eu, Tonya”
  2. Alex Wolff, por “Hereditário”
  3. Sam Rockwell, por “Três Anúncios Para Um Crime”
  4. Rachel McAdams, por Desobediência”
  5. Bill Nighty, por “A Livraria”
  6. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  7. Claire Foy, por “O Primeiro Homem”
  8. Sam Elliot, por “Nasce Uma Estrela”
  9. Michael B. Jordan, por “Pantera Negra”
  10. Milly Shapiro, por “Hereditário”
Comentários

Confirmando o reconhecimento nas premiações passadas, os ótimos desempenhos de Janney e Rockwell merecem estar no top 3 da lista. Já Alex Wolff foi uma grande surpresa ao deixar filmes esquecíveis para trás e destacar-se juntamente como Milly Shapiro em “Hereditário”. Rachel McAdams volta a ser destaque no cinema com seu papel bem realizado assim como Claire Foy, que apesar das limitações de sua personagem, é capaz de apresentar boas características. No quinto e o sexto lugar ocupam veteranos que fizeram jus a suas carreiras em seus respectivos filmes. A lista se encerra com Sam Elliot garantindo seu espaço apenas com duas cenas de destaque e Michael B. Jordan e seu desempenho surpreendente que o tornou o verdadeiro queridinho do filme.


Renildo Rodrigues

  1. Terry Notary, por “The Square: A Arte da Discórdia”
  2. Sam Rockwell, por “Três Anúncios para um Crime”
  3. Allison Janney, por “Eu, Tonya”
  4. Laurie Metcalf, por “Lady Bird: A Hora de Voar”
  5. Armie Hammer, por “Me Chame pelo Seu Nome”
  6. Michael Stuhlbarg, por “Me Chame pelo Seu Nome”
  7. Woody Harrelson, por “Três Anúncios para um Crime”
  8. Lesley Manville, por “Trama Fantasma”
  9. Lupita Nyong’o, por “Pantera Negra”
  10. Mackenzie Davis, por “Tully”
Comentário

Não poderia começar essa lista de outra forma se não com a ponta mais devastadora do ano – Notary, que construiu toda uma carreira imitando animais para performances de motion capture, rouba tanto a cena em “The Square” que o cartaz do filme é com ele, e não com o protagonista Claes Bang. Mas não quero ser injusto para com as mães mais extraordinárias do cinema em 2018 – Allison Janney, como a monstruosa LaVona Golden de “Eu, Tonya”, e Laurie Metcalf, como a complicada e provocativa Marion McPherson, de “Lady Bird”. De resto, nomes que completam e potencializam os ensembles fantásticos de seus trabalhos: Hammer e Stuhlbarg, Rockwell e Harrelson, Manville, Nyong’o. Ah, e Mackenzie Davis, cuja parceria com Charlize Theron em “Tully” fez deste um dos melhores – e mais subestimados – filmes do ano.

Menção honrosa: Richard Jenkins – “A Forma da Água”



Susy Freitas

  1. Willem Dafoe, por “Projeto Flórida”
  2. Sam Rockwell, por “Três anúncios para um crime”
  3. Marjorie Estiano, por “As boas maneiras”
  4. Allison Janney, por “Eu, Tonya”
  5. Michael Stuhlbarg, por “Me chame pelo seu nome”
  6. Steven Yeun, por “Em Chamas”
  7. Roman Bilyk, por “Verão”
  8. Alex Wolff, por “Hereditário”
  9. Millicent Simmonds, por “Um lugar silencioso”
  10. Oscar Isaac, por “Aniquilação”
Comentários

Embora Rockwell tenha ganhado o Oscar de Melhor ator coadjuvante por seu papel em “Três anúncios para um crime”, aqui o trabalho naturalista de Dafoe ganhou o primeiro lugar na lista. Os dois são seguidos pela fantástica Marjorie Estiano, que equilibrou o caráter dúbio e excelente timing para comédia com seu papel em “As boas maneiras”, feito também de Allison Janney em “Eu, Tonya”. Dentre as surpresas, temos Steven “Glenn de The Walking Dead’ Yen (“Em chamas), Alex Wolff (“Hereditário”) e Millicent Simmonds (“Um lugar silencioso”). Ainda que com atuações mais sutis, Roman Bilyk (“Verão”) e Oscar Isaac (“Aniquilação”) também figuram na lista, acompanhados pelo multifuncional Michael Stuhlbarg, que, dentre tantas atuações marcantes na temporada 2018, aqui se destaca por “Me chame pelo seu nome”.


COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2018.

Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!