EQUIPE CINE SET – PIOR FILME DE 2012

1 – As Aventuras de Agamenon – O Repórter – 60 pontos

2 – Cada um tem a Gêmea que Merece – 43 pontos

3 – Totalmente Inocentes – 25 pontos

4 – Battleship – A Batalha dos Mares e Prometheus – 18 pontos

===================================================================================

Caio Pimenta

1 – As Aventuras de Agamenon – O Repórter

2 – Cada um tem a Gêmea que Merece

3 – Armadilha

4 – À Beira do Abismo

5 – Totalmente Inocentes

Comentário

Quando “apreciava” essas duas ‘coisas’ na dianteira da minha lista, uma pergunta me passou pela cabeça: será que, em algum mínimo momento, não passou pela cabeça dos produtores, atores, diretores e até mesmo do figurante em gritar “CACETE! NINGUÉM TÁ VENDO QUE NÃO TEM GRAÇA?! MEU FILHO, QUE DIÁLOGO É ESSE, RAPAZ? PIOR: QUE HISTÓRIA É ESSA, IRMÃO? TEM ALGUM ESQUEMA DE DESVIO DE VERBA NESTA PRODUÇÃO? SÓ ISSO EXPLICA PARA VOCÊS CONTINUAREM COM ESSE LIXO!”

Infelizmente, ninguém teve esse bom senso e todo mundo já sabe o resto.

“Armadilha” e “À Beira do Abismo” são daqueles filmes em que o roteirista deve ter uns cinco anos de idade para permitir tantos furos e situações inverossímeis em um só projeto. Sorte a deles que os donos do estúdio parecem ter três e o público que gosta, um ano.

“Totalmente Inocentes” simboliza bem o cinema nacional de comédia: pegam um sujeito relativamente engraçado (aqui, Fábio Porchat), pensam em umas três ou quatro piadas e pronto: filme tá feito. Pra quê roteiro, né? E assim tivemos “E, Aí…Comeu?”, ” Billi Pig”, “Reis e Ratos”, ” Os Penetras” e  “Até que A Sorte Nos Separe”.

Para fechar, outras bombas feitas neste ano: “Resident Evil 5 – A Retribuição”, “Atividade Paranormal 4”, “A Entidade”, “Abraham Lincoln – O Caçador de Vampiro, “O Vingador do Futuro“, “O Que Esperar Quando Você Está Esperando“, “Branca de Neve e o Caçador“, “John Carter – Entre Dois Mundos” e “A Dama de Ferro” (nem a grande atuação de Meryl Streep salva).

==========================================================================================

Diego Bauer

1 – As Aventuras de Agamenon, o Repórter

2 – Battleship – A Batalha dos Mares

3 – Totalmente Inocentes

4 – A Sombra do Inimigo

5 – Chernobyl

Comentário

Em algum comentário que fiz sobre algum texto do blog, deixei claro que acredito que a crítica não deve ter o poder de fazer com que as pessoas deixem de assistir a determinado filme, pois é importante ver filmes ruins, embora isso seja uma tarefa bastante frustrante na maioria das vezes. Mas para entender um Polanski, Bergman, Coppola, às vezes é necessário ter que assistir a um Bay, Berg, etc. Então este top se faz tão importante quantos os demais.

E neste ano temos um hours concours. Faltam-me palavras para definir o quanto Agamenon é desastroso. Um “roteiro” muito ruim, com um humor estacionado em algum lugar dos anos 80 e 90, completamente previsível e aborrecido. Uma “direção” que não sabe criar a menor conexão entre as cenas, e um protagonista que acha que interpretar é fazer careta. E poderia falar mais e mais. Pela primeira vez eu vi um filme ser tão desinteressante, tendo apenas uma hora e quinze. Demorou pra passar. Como nunca vi algo parecido antes.

Era uma tragédia anunciada, mas acabou saindo bem pior do que parecia. Battleship é uma espécie de Transformers piorado, e eu gostaria que vocês parassem para refletir sobre essas palavras, para se ter uma noção com o que estamos lidando. Apenas os efeitos visuais se salvam.

O cinema brasileiro melhorou muito na última década, e quem o acompanha sabe que isso já é uma realidade. Porém, muita coisa duvidosa ainda é produzida, principalmente no campo das comédias, e o melhor (pior) exemplar disso é o péssimo Totalmente Inocentes. Pena ver o talentoso Fábio Porchat metido nisso.

Por fim. temos uma pífia tentativa de se realizar um suspense de ação, e uma mais pífia ainda tentativa de terror. A Sombra Do Inimigo e Chernobyl se equivalem pelo fato não conseguirem realizar nada do que se propuseram, tornando-se tentativas extremamente mal sucedidas, errando em praticamente todas as escolhas que fizeram.

Importante dar uma menção desonrosa para alguns títulos, que só não entraram na lista pelo limite de filmes. Tenho que citar Rock Of Ages, Possessão e a incursão mal sucedida de Heitor Dhalia em Hollywood, 12 Horas. Completando a lista de filmes perdidos no ano, não assisti ao clássico de Adam Sandler, Cada Um Tem A Gêmea Que Merece, e sinto que isso é uma falha grave, pois algo me diz que a película tinha potencial para estar aqui na lista. Uma pena.

======================================================================================

Renildo Rodrigues

1 – Cada Um Tem a Gêmea que Merece

2 – Prometheus

3 – Alvin e os Esquilos 3

4 – Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros

5 – As Aventuras de Agamenon – O Repórter

Comentário

Escolher os melhores de 2012 foi fácil.

Afinal, foram vários os filmes bons, os atores e atrizes que descobrimos, as gratas surpresas – como, por exemplo, o novo fôlego da produção nacional.

A verdade, porém, é que, para cada vez que nos supreendemos, que um filme que vimos despertou admiração, houve muito mais vezes em que saímos frustrados. Para cada O Artista ou Drive, tome um Alvin e os Esquilos sabe-se-lá-qual, um Battleship – A Batalha dos Mares, um Quatro Amigas e um Casamento, um Adam-Sandler ou Nicolas-Cage da ocasião. Isso sem falar na absoluta inépcia das distribuidoras de cinema brasileiras, que, quando não deixaram Manaus decididamente de lado, trouxeram produções menos óbvias com meses de atraso. Por isso, foi uma tarefa muito mais árdua escolher os piores filmes de 2012

Optei por dois critérios: os filmes óbvia e esdruxulamente caça-níqueis – aqueles feitos com a intenção escancarada de tirar dinheiro do espectador; e os fracassados – aqueles que, apesar da seriedade e do currículo dos envolvidos, acabaram saindo a desgosto no plano artístico.

O representante máximo da primeira categoria é Cada Um Tem a Gêmea que Merece, do empulhador-mor Adam Sandler. Faz tempo que abandonei a boa vontade com mediocridades como Como Se Fosse a Primeira Vez, O Paizão ou Click. O comediante há muito faz filmes tão somente para satisfazer à sua própria conta bancária – e depende de você pra ele conseguir.

O da segunda é Prometheus – todos conhecemos o talento do diretor Ridley Scott, responsável por obras do calibre de Alien, Blade Runner e Gladiador. Quando lembramos disso, e ainda vemos à nossa frente os excelentes Noomi Rapace e Michael Fassbender como protagonistas, o fraquíssimo resultado obtido por este filme fica ainda mais triste. Eu poderia citar dezenas de outros filmes, mas o ótimo post feito pelo parceiro de blog Caio Pimenta, sobre as bombas que poluíram os cinemas de Manaus em 2012, já faz isso por mim.

Vale, porém, ressaltar mais uma vez: As Aventuras de Agamenon, o Repórter é o pior filme brasileiro de 2012. Não lembra, nem de longe, o quanto já foi realmente engraçada – e criativa – a turma do Casseta & Planeta.

=========================================================================================

Como Funciona nosso Sistema Para o Resultado Final

Cada um dos quatro críticos do Cine SET elegem o seu `TOP 5`.

Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!