O Cine Set inicia, nesta sexta-feira (28), mais uma cobertura internacional: o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary!

Nosso correspondente na Europa, Lucas Pistilli irá representar o Cine Set no tradicional evento na República Tcheca.

Aqui no site, você confere as críticas dos filmes em exibição e um Diário de Bordo com Lucas falando curiosidades e impressões pessoais sobre a experiência de cobrir o festival.

Já no Stories, ele apresenta todo o que acontece em tempo real direto da República Tcheca.

Este é o terceiro evento internacional do Cine Set: a primeira aconteceu em 2017 com o Festival de Cannes e a segunda foi em 2017 e 2018 com Festival de Londres.

KARLOVY VARY 2019

O Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary é um dos principais eventos na Europa Central, trazendo muitas produções que se destacaram no Festival de Cannes.

Neste ano, a grande atração será o vencedor da Palma de Ouro, o sul-coreano “Parasite”. O documentário sobre o craque argentino Diego Armando Maradona, “Il Campione”, de Leonardo D’Agostini, “Anos 1990”, de Jonah Hill, “O Traidor”, de Marco Bellocchio, e “After the Wedding”, de Bart Freundlich, também serão outros destaques de Karlovy Vary. 

O evento ainda vai contar com estrelas do cinema mundial, entre elas, Julianne Moore (“Gloria Bell“), Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar“) e Patricia Clarkson (“Sharp Objects“), 

Existente desde 1948, o evento tcheco já premiou o cinema nacional: “Eu, Tu, Eles”, de Andrucha Waddington, levou o Globo de Cristal – Grand Prix, em 2000.

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...

‘Instinto Materno”: thriller sem brilho joga no seguro

Enquanto a projeção de “Instinto Materno” se desenrolava na sessão de 21h25 de uma segunda-feira na Tijuca, a mente se esforçava para lembrar da trama de “Uma Família Feliz”, visto há menos de sete dias. Os detalhes das reviravoltas rocambolescas já ficaram para trás....

‘Caminhos Tortos’: o cinema pós-Podres de Ricos

Cravar que momento x ou y foi divisor de águas na história do cinema parece um convite à hipérbole. Quando esse acontecimento tem menos de uma década, soa precoce demais. Mas talvez não seja um exagero dizer que Podres de Ricos (2018), de Jon M. Chu, mudou alguma...

‘Saudosa Maloca’: divertida crônica social sobre um artista boêmio

Não deixa de ser interessante que neste início da sua carreira como diretor, Pedro Serrano tenha estabelecido um forte laço afetivo com o icônico sambista paulista, Adoniram Barbosa. Afinal, o sambista deixou a sua marca no samba nacional dos anos 1950 e 1960 ao...

‘Godzilla e Kong – O Novo Império’: clima de fim de feira em filme nada inspirado

No momento em que escrevo esta crítica, caro leitor, ainda não consegui ver Godzilla Minus One, a produção japonesa recente com o monstro mais icônico do cinema, que foi aclamada e até ganhou o Oscar de efeitos visuais. Mas assisti a este Godzilla e Kong: O Novo...

‘Uma Família Feliz’: suspense à procura de ideias firmes

José Eduardo Belmonte ataca novamente. Depois do detetivesco – e fraco – "As Verdades", ele segue se enveredando pelas artimanhas do cinema de gênero – desta vez, o thriller domiciliar.  A trama de "Uma Família Feliz" – dolorosamente óbvio na ironia do seu título –...