O cinema da América Latina ganha atenção nesta semana no cineclube da Ufam. O Cine & Vídeo Tarumã exibe três filmes realizados na região a partir desta segunda-feira (7). As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano, o colombiano “O Abraço da Serpente” abre a programação nesta segunda. Dirigido por Ciro Guerra, o longa traz o primeiro encontro e a primeira traição entre Karamakate, um xamã amazônico que é o último sobrevivente de sua tribo, e dois cientistas que – com quarenta anos de diferença – percorrem o rio Amazonas atrás de uma planta sagrada que possa curá-los. Baseado em diários dos primeiros exploradores a estarem na Amazônia Colombiana (Theodor Koch-Grunberg y Richard Evan Schultes).

Na quarta-feira (9), será a vez de “O Clube”, de Pablo Larraín. O filme chileno mostra quatro padres que vivem numa casa isolada à beira-mar. Cada um tem um pecado a ser expiado, e eles estão sob a direção de um guardião. Quando um quinto padre chega, ele desperta os pecados enterrados pelos quatro anteriores.

Por fim, o uruguaio/mexicano “A Demora” completa o especial na sexta-feira (11). O longa de Rodrigo Piá acompanha a vida de María, uma mãe solteira, de meia idade e com três filhos. Ela nunca está sozinha, toma conta de todos, dorme pouco e trabalha demais. Augustín é seu pai, que está senil e sabe disso. Uma visita de María ao escritório de previdência social revela que ela é muito pobre para colocar seu pai em um asilo, porém muito rica para receber benefícios. Ela pensa numa solução cruel: abandonar seu pai em uma praça. Augustín espera então pelo demorado retorno da filha.