O Festival de Cannes sempre premia grandes filmes e o cineclube da Universidade Federal do Amazonas aproveita o embalo da edição deste ano para exibir três ganhadores da edição do ano passado. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Ganhador do Prêmio do Júri, “Docinho da América” abre a programação nesta segunda-feira (29). Dirigido por Andrea Arnold, o filme traz a história de uma adolescente sem nada a perder se junta a uma equipe itinerante de vendas de revistas, e se vê envolvida em um turbilhão de festas, delinquência e amor juvenil enquanto entrecruza o Centro-Oeste com um bando de desajustados. O elenco conta com Shia Labeouf e Sasha Lane.

Na quarta-feira (31), é a vez de “É Apenas o Fim do Mundo”, vencedor do Grande Prêmio do Júri. O longa canadense dirigido por Xavier Dolan acompanha um escritor que, após 12 anos de ausência, volta para sua cidade natal, pensando em anunciar a sua morte iminente à sua família. À medida que o ressentimento reescreve o decorrer da tarde, rixas e disputas se desdobram, alimentadas pela solidão e pela dúvida, enquanto que todas as tentativas de empatia são sabotadas pela incapacidade das pessoas de ouvir e amar.

Para fechar a programação, “Personal Shopper” será exibido na sexta-feira (2). Dirigido por Olivier Assayas, a produção traz Kristen Stewart como Maureen, uma jovem americana em Paris que trabalha como personal-shopper de uma celebridade. Além disso, ela parece ter a capacidade psíquica de se comunicar com espíritos, assim como seu irmão gêmeo, Lewis, que faleceu recentemente. Maureen logo começa a receber mensagens misteriosas que vêm de uma fonte desconhecida.

Facebook Comments