Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra reflete sobre os desafios a serem vencidos pelos negros no Brasil. O Cine & Vídeo Tarumã prepara um especial com filmes sobre a temática nesta semana. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Dirigido por Ryan Coogler e estrelado por Michael B. Jordan, “Fruitvale Station” abre a programação nesta segunda-feira (14). Baseado em fatos reais, o filme se passa na virada do ano de 2007 para 2008 e traz a trágica história de Oscar Grant. Com 22 anos, ele acaba de ser demitido do emprego por chegar constantemente atrasado. Grant esconde esta notícia de Sophina, a mãe de sua filha, por achar que pode recuperar o emprego após conversar com seu chefe. Bastante ligado à mãe, Oscar enfrenta problemas com a polícia quando resolve ir com Sophina ver as festividades de ano novo em San Francisco.

Na quarta-feira (16), é a vez do francês “Chocolate”, do diretor Roschdy Zem. Exibido neste ano em Manaus no Cinema de Arte, do Cinépolis do Shopping Ponta Negra, o filme traz a incrível trajetória do palhaço Chocolat, primeiro artista circense negro da França. O duo inédito formado com Footit, alcança um imenso sucesso popular na Paris da Belle époque antes que a fama, o dinheiro fácil, o jogo e as discriminações desgastem a amizade da dupla e a carreira de Chocolat.

O canadense “A Feiticeira da Guerra” fecha a programação na sexta-feira (18). Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa acompanha Komona é uma jovem de 14 anos que conta para sua filha ainda na barriga a história de sua vida. Tudo começou quando ela foi raptada por um exercito rebelde aos 12 anos.