Após algumas semanas de recesso, o Cine & Vídeo Tarumã retorna do recesso nesta segunda-feira (20). A temática da semana será filmes realizados por cineastas mulheres. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Estrelado por Isabelle Huppert, “O Que Está por Vir” abre a programação nesta segunda. Com direção e roteiro de Mia Hansen-Løve, o filme acompanha Nathalie, uma professora de filosofia em uma escola parisiense. Apaixonada pelo trabalho, ela ama, acima de tudo, transmitir o gosto pelo pensamento. Casada e mãe de dois filhos, ela divide o tempo entre a família, alunos e sua possessiva mãe. Um dia, seu marido lhe diz que ele foi viver com outra mulher. Confrontados com uma nova liberdade, ela vai reinventar sua vida.

Já na quarta-feira (22) é a vez de “Ninguém Deseja a Noite”, de Isabel Coixet. Com Juliette Binoche e Gabriel Byrne no elenco, a produção traz a história de duas mulheres de mundos distintos tendo de sobreviver num dos locais mais inóspitos do planeta e esperar, cada uma à sua maneira, pelo homem que amam. De um lado temos Josephine (Binoche), uma mulher orgulhosa e ingênua que está apaixonada por um homem que prefere a glória ao conforto do lar. Do outro lado, temos Allaka (Kikuchi), uma jovem Inuit, apaixonada pelo mesmo homem e esperando um filho dele.

Por fim, na sexta-feira (24), o cineclube exibe “As Mulheres de Rosenstrasse”. No ano de 2000, após seu pai falecer em Nova York, a jovem judia Sarah passa a se preocupar com Ruth, sua mãe, que começou a se comportar de forma estranha. O mistério aumenta quando uma prima distante aparece para visitá-los, trazendo uma foto que mostra Ruth, ainda criança, ao lado da mulher que a ajudou a escapar da Alemanha durante a guerra. Curiosa a respeito dos fatos por trás do retrato, Sarah viaja a Berlin disposta a desvendar os mistérios sobre a infância da mãe, e acaba entrando em contato com uma história emocionante. A direção fica por conta da alemã Margarethe Von Trotta.